O Instagram finalmente ganhou um aplicativo dedicado para iPad. A novidade foi liberada nesta quinta-feira (4) e marca uma mudança de postura da Meta, que até agora limitava a experiência da rede social nos tablets da Apple ao navegador ou à versão mobile mal adaptada.
A iniciativa já era esperada desde abril, quando o The Information revelou que as pressões do mercado de redes sociais incentivaram a empresa a investir no app. A versão para iPad chega com uma interface própria para a tela maior, incluindo ícones de navegação posicionados à esquerda, reprodutor de vídeo ampliado, exibição de comentários em paralelo e outras otimizações.
Foco no Reels
Ao abrir o aplicativo, o usuário é levado diretamente para a aba Reels, reforçando a aposta da plataforma no formato. O som, no entanto, permanece mutado por padrão. Essa mudança dá continuidade à estratégia do Instagram de transformar o consumo de vídeo curto em prioridade máxima.

Outros recursos não ficaram de lado, porém. O app para iPad conta com:
- Mensagens Diretas;
- Ferramenta para criação de publicações;
- Aba de notificações;
- Diferentes feeds — Seguindo, Tudo e Mais recentes.
De resistência a aposta
Em 2022, Adam Mosseri, chefe do Instagram, chegou a dizer que o iPad não receberia um app dedicado, já que a base de usuários era considerada pequena demais para justificar o investimento. A decisão atual mostra um reposicionamento da empresa, que agora mantém canais de acesso em múltiplas plataformas: Android, iOS, iPad e web.
No entanto, o histórico do Instagram na manutenção de diferentes versões não é dos melhores. A versão web, por exemplo, frequentemente fica defasada em relação a recursos e mudanças visuais vistas nos aplicativos móveis.
Porta aberta para dobráveis e Android tablets
O lançamento do app para iPad também abre espaço para futuras adaptações em dispositivos dobráveis, como o Galaxy Z Fold, que até hoje não têm uma versão dedicada. Tablets Android igualmente poderiam ser beneficiados. Segundo a Meta, a adaptação chega “em breve”.
O novo aplicativo já pode ser baixado na App Store.
Quer acompanhar todas as novidades sobre o Instagram, redes sociais e Big Techs? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.