As traduções automáticas de vídeos geradas por inteligência artificial no Instagram agora suportam português brasileiro — e, curiosamente, com um leve sotaque carioca. A novidade foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, na quinta-feira (9), em um post publicado na sua conta oficial.
Lançada em agosto deste ano, a ferramenta de dublagem por IA da Meta estava disponível apenas em inglês e espanhol. Assim como outras soluções semelhantes, a função adapta a voz e o movimento labial da pessoa no vídeo para gerar uma tradução sincronizada e mais natural, no idioma escolhido pelo usuário.
No vídeo de demonstração, o próprio Zuckerberg aparece “falando” em português — com a voz recriada artificialmente e um sotaque carioca perceptível, ainda que inconsistente. O resultado, apesar de curioso, mostra o avanço das soluções de IA da Meta voltadas para conteúdos multimídia.
“Boas novidades para o Reels: estamos lançando traduções usando o Meta AI em mais idiomas. [A ferramenta] já está disponível em hindi, português, espanhol e inglês, e estamos trabalhando para adicionar mais em breve”, afirmou Zuckerberg na legenda da publicação.
Recurso é opcional
Para usar o recurso, criadores de conteúdo precisam ativar a opção “Traduzir sua voz com o Meta AI” antes de publicar o Reels. Também é possível escolher os idiomas para os quais o vídeo será adaptado, ampliando o alcance das produções para públicos de diferentes regiões.
Além das traduções de voz, a Meta também está desenvolvendo ferramentas para traduzir textos e stickers presentes nas legendas dos Reels — mais um passo na integração da inteligência artificial à experiência social da plataforma.
Como de costume, a distribuição do recurso deve ser feita de forma gradativa, então pode levar alguns dias até que todos os usuários do Instagram recebam a atualização.
- Confira: Usuários terão que pagar para não ver anúncios no Facebook e Instagram — pelo menos no Reino Unido
Quer acompanhar mais novidades sobre o Instagram, Meta e o avanço das IAs generativas? Continue ligado no TecMundo e saiba tudo sobre as inovações que estão moldando o futuro das redes sociais.