O Instagram testa um novo recurso de Picture-in-Picture (PiP) para Reels, confirmou a empresa ao site TechCrunch nesta terça-feira (2). A novidade permite assistir a vídeos curtos em uma janela flutuante enquanto o usuário navega em outros apps.
A função foi vista pela primeira vez pelo pesquisador de aplicativos Radu Oncescu, que compartilhou o achado no Threads. O app explica como utilizar o recurso para os usuários selecionados para o teste.
Mais tempo de tela para os Reels
Além de tornar a experiência mais prática, o recurso pode ajudar a aumentar a retenção em vídeos mais longos. Você não precisaria parar de ver um vídeo para responder um amigo nas Mensagens Diretas, por exemplo.
Concorrentes como TikTok e YouTube já oferecem suporte a Picture-in-Picture há algum tempo. A chegada da função ao Instagram pode representar uma vantagem para criadores, que ganham mais chances de manter a audiência em conteúdos de maior duração. Para a plataforma, significa mais tempo de engajamento dentro do app.
Além disso, a adição também torna o Instagram um app de reprodução de vídeo mais robusto, algo essencial para alcançar o objetivo da rede social de se tornar um serviço de distribuição de vídeos. Em julho de 2024, o chefe da rede social, Adam Mosseri, reforçou que o serviço continuaria dedicado em consolidar presença no mercado de vídeos curtos.
Testes iniciais
Mosseri já tinha mencionado que o Instagram estudava implementar um modo Picture-in-picture para visualização de Reels, portanto o recurso não é totalmente uma surpresa.
Por enquanto, a novidade está disponível apenas para um grupo limitado de usuários. Como em todo recurso experimental, ainda não há previsão de lançamento global ou confirmação de que a função será de fato liberada para todos.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do Instagram e do mundo das redes sociais? Siga o TecMundo no X, Facebook, Instagram e TikTok.