Você viveu e já utilizava alguns programas de computadores nos anos 2000? Se sim, é provável que em algum momento tenha utilizado um dos softwares que vamos listar neste conteúdo. Continue a leitura e receba uma grande dose de nostalgia a seguir!
5 softwares que você usou nos anos 2000 e se esqueceu
Os softwares listados abaixo marcaram uma época e foram muito importantes para a ascensão de outros programas e aplicativos que vieram a ser lançados para computadores, celulares e outros equipamentos.
1. Google Reader
Em 2005 você era uma pessoa que gostava de ficar ligado a atualizações em blogs, sites e portais de notícias? Se sim, pode ser que tenha utilizado o Google Reader. A ferramenta possibilitava que os usuários centralizassem o conteúdo favorito da web em uma interface limpa, organizada e com recursos extras, como estatísticas de leitura e tendências.
Por meio do Google Reader a pessoa ainda podia saber o que os amigos estavam lendo e compartilhando. O serviço chegou ao fim em 2013, mesmo após 100 mil pessoas pedirem para que a ferramenta fosse mantida.
Leia mais:
- 5 hábitos adolescentes dos anos 2000 que já não praticamos atualmente
- 6 eletrônicos que estavam na moda nos anos 2000
- 8 sites antigos para relembrar a infância e adolescência nos anos 2000
2. ICQ
Lançado em 1996, o ICQ era um mensageiro instantâneo que fez muito sucesso globalmente, sendo o principal software voltado para a comunicação online nos anos 2000.
Por meio dele, os usuários podiam trocar mensagens em tempo real, fazer envios de arquivos, entrar em grupos e até ligar. Ele durou muitos anos em funcionamento, tendo encerrado suas atividades apenas em 2024.
3. Microsoft Money
Atualmente, as instituições financeiras possuem os próprios aplicativos voltados para o auxílio na administração de finanças pessoais. Mas, nos anos 2000, o software de maior relevância era o Microsoft Money.
Por meio dele, era possível realizar o pagamento de contas online, gerenciar talões de cheques, organizar orçamentos corporativos ou domésticos e muito mais. O serviço foi descontinuado em 2009.
4. Napster
Um dos primeiros programas que realizava o compartilhamento de MP3, o Napster foi o responsável por trazer o conceito de rede P2P ao público. Por meio desse programa, era possível fazer o download de arquivos mp3 diretamente dos computadores de outras pessoas utilizando um servidor central, algo inédito na época.
Ele fez muito sucesso, inclusive, atingiu a incrível marca de oito milhões de usuários por dia em 2001. Porém, houve muitos questionamentos em relação à distribuição ilegal de músicas e isso fez com que o serviço acabasse. Entretanto, voltou ainda no mesmo ano, 2001, mas não obteve o mesmo sucesso.
Todavia, a plataforma foi fundamental para os serviços de streaming de música, já que serviu como uma inspiração. Atualmente ainda é possível utilizar o Napster. Ele está legalizado e com várias músicas disponíveis. Porém, sua adesão é muito menor do que foi nos anos 2000.
5. RealPlayer
Também na área musical, o RealPlayer fez muito sucesso nos anos 2000. Ele servia como uma plataforma para a reprodução de músicas em mp3 e vídeos. O programa era compatível com vários formatos e tinha desempenho leve, sendo excelente para os PCs da época.
Ele ainda entregava a possibilidade de oferecer recursos avançados para a época, como o download de vídeos. O programa ainda pode ser encontrado na web, mas não tem mais o mesmo sucesso dos anos 2000.
O post Internet raiz: 5 serviços e programas dos anos 2000 que você já até esqueceu apareceu primeiro em Olhar Digital.