A versão estável do iOS 26.1 foi lançada nesta segunda-feira (03) para o público em geral, chegando aos iPhones compatíveis com diversas novidades. Junto com ela, também estarão disponíveis as atualizações de sistema para os demais dispositivos da marca, incluindo iPad, Mac e Apple Watch, entre outros.
Uma das novas ferramentas experimentadas por quem baixou o beta do iOS 26.1 é a possibilidade de alternar o estilo do design Liquid Glass, atendendo quem não se deu bem com o visual lançado em setembro. O usuário poderá definir o grau de opacidade como mais claro ou colorido, modificando o plano de fundo de barras de abas e outras áreas.

O que mais o iOS 26.1 traz de novo?
Desativar o gesto de deslizar para abrir a câmera na tela de bloqueio é outro recurso que estará presente nesta próxima atualização do sistema operacional do iPhone. Apesar da utilidade da função, muitas pessoas acionam as lentes acidentalmente, com o celular no bolso, gastando a bateria.
- Com o update, também chega uma nova forma de desativar o alarme, sendo necessário deslizar a tela à direita para interrompê-lo, em vez de apenas pressionar o botão de parar;
 - Outro destaque é o controle refinado para a captura local, uma maneira mais fácil de gravar áudio e vídeo de alta qualidade, permitindo escolher onde os arquivos serão salvos e optar por registrar apenas o som, sem imagens;
 - Para quem usa o Apple Music, será possível voltar uma faixa ou pular para a próxima no reprodutor minimizado, na parte inferior da tela, deslizando para a esquerda ou a direita;
 - Na parte de IA, o suporte para mais idiomas em recursos do Apple Intelligence é outro destaque, incluindo o português.
 
A função de tradução ao vivo no iPhone e nos AirPods também ganha suporte para novas línguas, como mandarim, japonês, coreano e italiano. Já a barra de reprodução de vídeos no app Fotos ficou mais compacta que a anterior e o calendário ganhou uma pequena mudança na visualização em lista.
Vale citar, ainda, uma importante alteração nas atualizações de segurança, que passarão a ser baixadas e instaladas automaticamente em segundo plano, à medida que forem disponibilizadas, reforçando a proteção do usuário. No entanto, será necessário ativar tal opção nas configurações.

Quais iPhones receberão o iOS 26.1?
O iOS 26.1 é compatível com o iPhone 11 e todas as versões posteriores, lembrando que algumas funcionalidades podem não estar disponíveis para todos os modelos e regiões. A lista de dispositivos suportados inclui, ainda, a segunda e a terceira gerações do iPhone SE.
É possível verificar a disponibilidade da atualização no app “Ajustes”, tocando em “Geral” e depois em “Atualização de software”. A Apple recomenda que o update seja feito com a bateria recarregada e, se possível, usando uma conexão Wi-Fi.
Para você, qual a principal novidade do iOS 26? Dê a sua opinião, comentando nas redes sociais do TecMundo.
