O iPhone 13 foi o smartphone usado mais vendido na OLX em 2025, segundo um levantamento do próprio site. Dos 20 modelos citados na lista, os celulares da Apple aparecem em 13 posições, e o Galaxy S24 Ultra foi o mais visado dentre os produtos com o sistema operacional Android.
A pesquisa da OLX aponta que o iPhone 13 teve um aumento de 22,2% no volume de vendas em comparação ao ano anterior. No caso do Android, o Galaxy S23 Ultra, localizado logo abaixo do S24 Ultra, foi o produto que mais viu um crescimento, com aumento de 11,8% em relação a 2024.
O usado que mais surpreende, mesmo que não seja o mais vendido, é o iPhone 14 Pro, que teve um salto de 80,4%. Logo atrás dele, o iPhone 15 padrão também apresentou uma variação contundente de 63,8% no crescimento nas vendas.
Em uma lista dominada por Apple e Samsung, a Xiaomi é a terceira empresa a ter alguma participação nas vendas. O Xiaomi 13 foi o 19º mais vendido e demonstra como a marca chinesa se tornou uma terceira via para o consumidor que deseja um produto diferente do convencional.
Ainda vale a pena comprar o iPhone 13?
Considerado um dispositivo parrudo quando foi lançado em 2021, o iPhone 13 não foi o celular usado mais vendido na OLX por acaso. Esse é um produto com uma boa tela OLED, chip parrudo da Maçã com performance exemplar, câmeras satisfatórias e bateria na média.
No entanto, o iPhone 13 vai completar cinco anos desde seu lançamento e já dá sinais de uma obsolescência. O primeiro fator talvez esteja no conjunto de câmeras, que ainda usa todos os sensores (primário, ultrawide e frontal) em apenas 12 MP, e modelos mais recentes contam com uma robustez maior.
A bateria é um ponto de atenção, afinal de contas os modelos base figuram entre 3.100 e 3.700 mAh nos produtos mais novos. O iPhone 13 possui 3.240 mAh com recarga de 50% em 30 minutos, mas já que estamos falando de aparelhos usados, a vida útil da bateria quando esse aparelho for comprado já estará mais baixa.
Os updates do iOS também são uma questão importante. Esse celular chegou com o iOS 15 de fábrica e seguindo o histórico da Apple, talvez em 2026 o aparelho receba sua última atualização do sistema operacional. No melhor dos casos, o iPhone 13 receberá atualizações até o próximo ano, mas a Apple não costuma esclarecer o período suportado.
- Dimensões: 146,7 mm (altura) × 71,5 mm (largura) × 7,65 mm (espessura);
- Peso: 173 g
- Materiais: Frente em Ceramic Shield, traseira em vidro, estrutura em alumínio;
- Tela: Super Retina XDR OLED de 6,1″ (2532 × 1170p), brilho máximo de 1.200 nits;
- Armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB;
- Processador: Chip A15 Bionic com CPU de 6 núcleos;
- Câmera: Dupla de 12 MP (principal e ultra-angular);
- Câmera frontal: 12 MP, gravação em 4K até 60 fps;
- Conectividade: 5G, Wi‑Fi 6 (802.11ax), Bluetooth 5.0, NFC para Apple Pay;
- Bateria: 3.240 mAh com carregamento de 15W;
- Resistência: Certificação IP68 (resistente à água e poeira)
- Sistema operacional: iOS 15 de fábrica.
O preço é o grande norteador dessa decisão, e na própria OLX o iPhone 13 de 128 GB usado varia perto dos R$ 2.300. Por R$ 1.000 a mais, é possível investir no iPhone 15, também usado, mas que traz melhorias em bateria, chip, RAM, mais anos de updates do iOS, e uma câmera primária de 48 MP mais potente.
Pelo mesmo preço do iPhone 15 é possível encontrar o iPhone 16e original nas lojas, que além desse fator também tem mais bateria, um chip mais forte e ainda mais tempo de vida útil. A questão é que esse aparelho tem um conjunto de câmeras mais fraco, mas é a atual opção mais em conta para os fãs da Maçã.
Se você está de olho no mundo dos celulares Android, o Galaxy S25 FE é uma alternativa sólida por preços interessantes e muitos anos de atualizações. Quem deseja um produto chinês pode ficar de olho no Poco F7 Pro 5G, ideal para quem pensa em games e uma bateria bem potente.
Apple domina mais vendidos de 2025
Sucesso entre os dispositivos usados mais vendidos, Apple e Samsung também brigam pelos aparelhos mais comercializados no varejo. Uma pesquisa da Counterpoint Research explica que o iPhone 16 foi o smartphone mais vendido de 2025, seguindo a tendência dos aparelhos base serem os mais procurados pelo público.
- Novamente, a lista é quase toda composta por aparelhos da Apple e alguns poucos da Samsung:
- A sul-coreana aparece com apenas três dispositivos no ranking, destacando os Galaxy A16 5G e o Galaxy A06 5G;
- Com a posição elevada, o Galaxy A16 5G se tornou o dispositivo Android mais vendido no mundo, reforçando a importância da série;
- Dos topo de linha, o Galaxy S25 Ultra foi o nono mais vendido, mas essa série Ultra caiu uma posição em relação a 2024;
- A Apple tem uma gama de aparelhos no ranking, até mesmo os iPhone 16 Pro e 16 Pro Max mais caros;
- O baratinho iPhone 16e também aparece, mesmo que na última colocação, e as próximas gerações também devem marcar presença na lista;
- Mesmo com o apelo global, smartphones de marcas chinesas não apareceram nesse levantamento;
- No estudo da OLX, até o recente iPhone 17 Pro Max marca presença na lista de usados.
Aparelhos antigos devem se tornar mais cobiçados em 2026, visto que os lançamentos desse ano devem ficar mais caros por conta da crise de chips. A Counterpoint indica que a tendência é que o ano seja bem complicado para smartphones de entrada ou intermediários, mas modelos premium terão destaque.
Quem procura por um novo smartphone Android deve ficar de olho na Samsung, que vai revelar a nova linha Galaxy S26 com tela privativa nas próximas semanas. Quer saber mais sobre tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.