A Apple tradicionalmente anuncia a nova geração dos seus smartphones em setembro e, para 2025, ela vai apresentar ao mundo a linha iPhone 17. Só que o mercado de aparelhos falsificados já se antecipou e iniciou a comercialização de uma versão “alternativa” do aparelho.
O especialista em vazamentos Sonny Dickson compartilhou em seu perfil na rede social X três imagens de um clone que imita a aparência do futuro iPhone 17 Pro ou iPhone 17 Pro Max. Como não há imagens oficiais do dispositivo, o fabricante possivelmente se baseou em rumores, vazamentos e renderizações feitas a partir de informações como a produção de capas para o telefone.
The iPhone 17 isn’t even out yet… but there’s already a fake one running Android, Not a perfect copy, but still wild. pic.twitter.com/7UOBCUz8W5
— Sonny Dickson (@SonnyDickson) August 11, 2025
O visual do modelo falsificado remete a vazamentos do iPhone 17 Pro e até replicam o possível esquema de câmeras do aparelho — três sensores dispostos em forma de triângulo e posicionados em um módulo com relevo, separado do resto do corpo do dispositivo.
No caso do modelo falso, não é possível saber nem mesmo se todas as câmeras de fato funcionam, já que o modelo provavelmente não possui especificações técnicas de elite. Na postagem, Dickson não compartilhou mais detalhes do eletrônico, como preço de venda, local em que ele foi adquirido ou especificações técnicas.
A caixa do aparelho também traz evidências: apesar de tentar remeter ao estilo minimalista da Maçã, a imagem usada está desalinhada e não remete nem em cor à versão comprada do aparelho. Além disso, as bordas do smartphone são consideravelmente mais espessas do que o adotado pela Maçã, indicando uma produção menos cuidadosa e barata.
Para além da aparência, o mais curioso sobre esse modelo está no sistema operacional: esse celular parece funcionar normalmente, mas roda a plataforma Android em vez do iOS, que é uma ferramenta proprietária e não compartilhada pela Apple.
São várias as pistas que indicam essa gambiarra: para começar, o iOS não exibe o horário na parte superior esquerda da tela com o zero (“0”) antes da hora, como mostrado em “05:20” nas fotos. Além disso, o dispositivo original possivelmente já estaria rodando ao menos a versão Beta do iOS 26, que traz a interface modificada e com elementos transparentes como diferencial: o chamado Liquid Glass.
Nesse caso, o golpista fez o máximo para esconder a falsificação ao adicionar skins e pacotes de ícones ao sistema que tentam remeter a uma versão anterior do iOS — um trabalho relativamente bem feito, ao menos na foto tirada por Dickson.
O que já sabemos do iPhone 17
A Apple ainda não compartilhou a data da apresentação da nova geração do iPhone, mas os rumores e vazamentos estão cada vez mais frequentes e, vindos de fontes diferentes, repetindo informações que coincidem.
Uma das novidades dos modelos de 2025 é a possível inclusão de um novo modelo para a família de aparelhos: o iPhone 17 Air, uma versão mais fina da linha que substitui a variante “Plus” e concorre diretamente com o Galaxy S25 Edge. Especulações também já apontam as possíveis cores dos dispositivos e sugerem que os modelos Pro e Pro Max terão na fotografia um dos maiores destaques.
Além disso, toda a linha pode passar por um reajuste de preço e ficar levemente mais caro em algumas ou todas as regiões. O motivo é o tarifaço do presidente Donald Trump, que afeta tanto fábricas da Apple em países como a China quanto a atual estratégia da companhia de levar o catálogo vendido nacionalmente para a Índia.
Você sabe reconhecer um iPhone falso? Veja essas dicas preparadas pelo TecMundo e evite cair em golpes!