O smartphone dobrável da Apple parece mesmo cada vez mais próximo de virar realidade, ao menos de acordo com a quantidade de rumores recentes. Desta vez, um relatório da TrendForce traz novos palpites sobre o futuro dispositivo.
De acordo com a publicação, o aparelho possivelmente será apresentado pela Maçã no segundo semestre de 2026, o que indica que ele será um dos destaques da tradicional conferência da fabricante em setembro do ano que vem. Além disso, os analistas reforçam que o destaque do dispositivo estará no software e na já tradicional integração com o ecossistema da marca.
Segundo o texto, o aparelho vai “enfatizar o foco da Apple em estabilidade” e terá uma “otimização profunda do iOS” para o uso em telas dobráveis, com uma “integração fluida entre hardware e software“. A ideia é que esse modelo reative o interesse do usuário nesse mercado, em especial nos consumidores voltados para produtos premium.
Em termos de especificações técnicas, o iPhone dobrável deve apresentar uma tela externa (no modo fechado) de 5,5 polegadas, enquanto o aparelho totalmente aberto terá um display de 7,8 polegadas. Essa informação bate com rumores anteriores publicados sobre o aparelho.
O que já sabemos do iPhone dobrável?
Até agora, não há qualquer informação oficial por parte da Apple sobre o dispositivo dobrável, que já é esperado há anos pelo público. Nos últimos meses, porém, a quantidade de possíveis informações a respeito dele aumentou de forma considerável.
Especulações apontam, por exemplo, que a Samsung Display será a fornecedora e fabricante da tela, e que o painel terá um mecanismo de metal líquido na dobradiça para evitar problemas de marcas da dobra e aumentar a durabilidade do aparelho. Além disso, como já é esperado, o modelo será bastante caro e terá uma fabricação relativamente limitada em termos de unidades.
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um iPhone novo na Amazon!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um iPhone novo na Fast Shop!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um iPhone novo no Mercado Livre!
A produção em massa do iPhone dobrável até já teria sido “encaminhada” pela Maçã, o que significa que ela já preparou a linha de produção para atender a essa nova demanda.
Como está o mercado de dobráveis no mundo
O relatório da Trend Force traz ainda informações gerais sobre o mercado de smartphones dobráveis. As notícias são mistas sobre o segmento e mostram algumas tendências:
- o crescimento na venda de dobráveis deve continuar em 2025, mas em um ritmo menos acelerado do que nos anos anteriores. O consumidor ainda considera esse tipo de aparelho “experimental” e caro, preferindo os modelos de formato tradicional e já estabelecido;
- a Samsung segue a líder isolada dessa categoria, em especial com a chegada da nova geração composta por modelos como o Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7. Porém, a sul-coreana pode perder mercado em 2025 e cair de 45,2% para 35,4% da fatia do segmento em um ano;

- a Huawei é a rival que mais deve abocanhar novos consumidores neste ano, chegando a 34,3% e virando a vice-líder disparada na categoria. Isso se deve em especial pela força no mercado chinês;
- a Lenovo (o que inclui a Motorola e os modelos Razr) e a Honor, que recentemente chegou ao Brasil de forma oficial, são vistas como novos nomes fortes. Já a Xiaomi fica um pouco atrás das rivais e fecha o top 5.
- Leia também: iPhone 17 vaza com visual totalmente diferente; confira imagens
Sabia que a Apple processou um youtuber especialista em vazamentos por supostamente acessar um iPhone para obter segredos do iOS 26? Confira essa história em detalhes no TecMundo!