iPhone OS 1.0, do primeiro iPod Touch, é emulado no PC em plataforma de código aberto

Um desenvolvedor chamado Martijn de Vos conseguiu emular a primeira versão do sistema operacional móvel do iPhone em um computador. O feito, bastante complicado de ser alcançado, colocou o iPhone OS (nome dado para o software antes do atual iOS) que rodava em um iPod Touch de 2007 para funcionar, graças ao QEMU – plataforma de código aberto para virtualização.

Colocar o sistema operacional macOS para rodar em um PC não é exatamente uma novidade, graças ao já manjado Hackintosh. Este cenário é completamente diferente de outro software da Apple: o iOS. Nesta semana um desenvolvedor conseguiu fazer o iPhone OS funcionar fora de um iPod Touch, depois de muito trabalho.

Leia mais:

iPhone 14 Pro quase teve GPU capaz de lidar com ray tracing, revela rumorPróximo iPhone SE deve ficar para 2024 (se for lançado)Apple permitirá outras lojas de aplicativos em iPhones e iPads

Vos diz em seu blog que levou cerca de um ano para fazer o iPhone OS funcionar fora de um hardware feito pela Apple. Ele também comenta que escolheu emular um iPod Touch e não um iPhone, por conta da menor quantidade de peças e lista de compatibilidade mais enxuta.

iPhone OS do iPod deu menos trabalho

A escolha da primeira versão do iPhone OS também aconteceu por conta da menor maturidade do sistema, principalmente por encontrar menos ferramentas inseridas pela Apple para lidar com a segurança – elas conseguem dificultar o trabalho de emulação, por exemplo.

No final das contas o iPhone OS rodando no QEMU funciona, com alguns bugs ocasionais. A entrada por toque foi substituída por mouse e teclado. Martijn de Vos diz que até mesmo o suporte para multitouch está lá.

Claro que nem tudo são flores e alguns crashes acontecem, mas a experiência de uso é praticamente a mesma de quem teve a primeira geração do iPod Touch, lançado no mesmo 2007 do primeiro iPhone – e é por isso que eles compartilham do mesmo sistema operacional, mas o celular tem mais sensores e partes que o tocador de músicas bombado da Apple.

Martijn de Vos diz em seu blog que o próximo projeto é emular o iPhone OS 2.1, lançado para a segunda geração do iPod Touch. Como o QEMU é uma plataforma de código aberto, você pode tentar emular o sistema operacional por sua conta e risco, bastando seguir os passos divulgados pelo desenvolvedor em seu site.

Via: 9to5Mac.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post iPhone OS 1.0, do primeiro iPod Touch, é emulado no PC em plataforma de código aberto apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Samsung triplica lucro no trimestre com alta da demanda por chips de IA

Adeus, Model S! Tesla anuncia fim para dois veículos e foca no robô Optimus

O efeito multiplicador: Como uma única fábrica de carros gera riqueza para o Rio inteiro