De tempos em tempos surgem notícias de celulares que pegaram fogo meio que do nada: em alguns casos, eles estavam em locais pouco seguros enquanto eram carregados; em outros, simplesmente entraram em combustão de uma hora para outra. Um caso recente se encaixa na segunda categoria e envolve um iPhone 4, e o momento em que o incêndio começou foi capturado por uma câmera de segurança.
Leia mais:
iPhone 14 Pro Max perde posto de smartphone com internet mais rápida; entendaiOS 16.3 beta 2 tem alterações em recursos SOS de emergência; confiraDynamic Island da Apple deve estar presente em todas as versões do iPhone 15
O caso ocorreu nos EUA e envolvia um iPhone 4 – um modelo bastante antigo que já tem mais de 10 anos desde que foi lançado – que estava carregando durante a noite em cima de uma mesa de cozinha. Nenhuma violação de segurança das que poderiam causar um incêndio ocorreu, mas, mesmo assim, o iPhone pegou fogo. Confira o vídeo abaixo:
O que pode ter causado o incêndio do iPhone 4?
O iPhone 4 foi lançado originalmente em 2010, o que significa que o aparelho que entrou em chamas pode ter mais de 10 anos. Isso significa que a bateria dele já está bastante velha e possivelmente danificada – ela pode ser superaquecido durante a recarga até o ponto de explodir.
Mas existem outras explicações – se a bateria não for original da Apple, pode ser uma unidade de baixa qualidade, que também é mais propensa a explosões do que as vendidas pela Apple, já que nem sempre contam com os mesmos recursos de segurança.
O importante é lembrar que, embora aconteçam, esses eventos são raros, e garantir a segurança da bateria é quase sempre o suficiente para evitar incêndios. Tomar cuidado com carregadores de baixa qualidade, que podem operar em voltagens acima do recomendado, é uma medida bastante útil.
Via GizChina
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post iPhone pega fogo enquanto estava sendo carregado; confira o vídeo apareceu primeiro em Olhar Digital.
