Isso é tão Black Mirror: 5 tecnologias da série que existem de verdade

Você provavelmente já usou – ou ao menos escutou – a frase “isso é tão Black Mirror” para se referir a uma tecnologia super elaborada ou acontecimentos que parecem ter saído diretamente da série de ficção científica. Acontece, porém, que nem tudo o que é mostrado na trama está tão longe assim da realidade…

Entenda:

  • Apesar de ser uma série de ficção científica, Black Mirror não está tão distante assim da vida real;
  • A trama já apresentou várias tecnologias que realmente já existem;
  • Entre elas, podemos citar, por exemplo, cães-robôs, implantes cerebrais e até mesmo lentes de contato inteligentes!

De cães-robôs a implantes cérebro-computador (alô, Elon Musk), os episódios de Black Mirror já trouxeram várias tecnologias que, com o tempo, acabaram virando realidade – e algumas já são até bastante comuns hoje em dia. Confira, abaixo, 5 tecnologias da série que existem na vida real!

Cão-robô (4×5 – Metalhead)

Cão-robô do episódio Metalhead, de Black Mirror. (Imagem: Netflix)

No 5º episódio da 4ª temporada, Black Mirror nos mostra uma tecnologia bastante conhecida: os cães-robôs. E, apesar de nem todos serem usados para o mesmo propósito do episódio (que mostra uma mulher tentando sobreviver a um bando de cachorros robóticos armados e impiedosos), sabemos que a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada no meio militar.

Implante cerebral (4×2 – Arkangel)

Episódio Arkangel, de Black Mirror, tem implante cerebral. (Imagem: Netflix)

Em janeiro deste ano, a primeiríssima implantação de um chip cerebral em humanos foi realizada pela Neuralink, de Elon Musk. Também na 4ª temporada da série, no 2º episódio, acompanhamos uma mãe que, preocupada com a segurança da filha, decide recorrer a um implante no cérebro da menina – que permite monitorar sua localização, dados de saúde e até mesmo acessar o que ela vê em tempo real!

Leia mais:

Micro drone (3×6 – Odiados pela Nação)

Micro drones de Black Mirror no episódio Odiados pela Nação. (Imagem: Netflix)

Os drones estão ficando cada vez mais avançados – e menores! Presentes no 6º episódio da 3ª temporada de Black Mirror, os micro drones já são uma realidade – alguns capazes de carregar muito além de seu próprio peso (FlyCroTug), outros movidos a energia solar (CoulombFly) – e podem ser usados para alcançar e monitorar áreas de difícil acesso, por exemplo.

Delivery autônomo (4×3 – Crocodilo)

Episódio Crocodilo, de Black Mirror, mostra robô de entregas autônomo. (Imagem: Netflix)

Perto de implantes cerebrais e exércitos de cães-robôs militares, ter um veículo autônomo entregando suas compras de supermercado pode não ser tão chocante assim para alguns. A tecnologia pode ser vista no 3º capítulo da 4ª temporada de Black Mirror, e em países como a China e o Japão, por exemplo, os robôs entregadores já são bastante comuns.

Lente de contato inteligente (1×3 – Toda a sua História)

Lentes inteligentes do episódio Toda a sua História, de Black Mirror. (Imagem: Netflix)

Elas podem não armazenar e reproduzir nossas memórias gravadas como no 3º episódio da 1ª temporada da série, mas as lentes de contato inteligentes são o futuro da integração homem-máquina. Um modelo inspirado em Missão Impossível 4 e desenvolvido na China, por exemplo, pode monitorar dados de saúde, facilitar a comunicação com robôs e até aprimorar a realidade aumentada.

O post Isso é tão Black Mirror: 5 tecnologias da série que existem de verdade apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quais são os carros mais raros do mundo? Veja esta seleção com 10 veículos

24 plataformas digitais de investimento estão proibidas de operar

SUS ganha 1º Centro de Treinamento e Pesquisa em Robótica