Ivermectina tem sua ineficácia comprovada mais uma vez contra Covid-19

Um novo estudo comprovou novamente que a ivermectina não é eficaz no tratamento da Covid-19. A pesquisa realizada em Minas Gerais divulgada na última quarta-feira (3) foi realizada com 1.358 voluntários que tiveram Covid-19 durante o pico da doença no Brasil, entre março e agosto de 2021.

Os pacientes foram divididos em dois grupos, um que recebeu a Ivermectina e outro que tomou placebo. Todos os participantes testaram positivo para a doença por, pelo menos, sete dias. “O resultado demonstrou que nós não tivemos nenhuma sinalização de benefício da medicação para tratar a Covid”, explicou o chefe do estudo e professor de PUC-Minas, Gilmar Reis, em entrevista ao Estadão.

Ivermectina contra Covid-19

Os resultados mostram novamente que a Ivermectina não tem eficácia contra a Covid-19. Pelo contrário: muitos voluntários que tomaram o medicamento nos três primeiros dias após testarem positivo tiveram um desempenho pior do que o grupo que recebeu placebo.

“Vimos grande ideologização da ivermectina no nosso país e também nos Estados Unidos. Hoje, no Brasil, isso se reduziu muito, mas nos Estados Unidos continua muito intensa”, completou o pesquisador. . “O mundo está numa corrida contra o tempo na tentativa de encontrar terapêuticas para a Covid. Nós entendemos que, diante da pandemia, a gente precisava dar respostas rápidas, consistentes e robustas”, finalizou. O estudo ainda deve passar por revisão por pares antes de ser publicado em uma revista científica.

Leia também!

Covid-19 pode ser uma infecção sexualmente transmissível?Mortes por Covid-19 aumentam 40% no mundo, mas casos caem, diz OMSVacinados com Janssen estão menos protegidos do que os que tomaram vacina da Pfizer, diz estudo

A droga passou a criar esperanças em relação à Covid-19 por conta de um estudo feito em abril de 2020 na Austrália. Os resultados, apesar de amplamente divulgados, traziam dúvidas sobre a real eficácia do medicamento. A concentração de ivermectina que eles testaram era de 20 a 2.000 vezes maior do que as dosagens padrão usadas para tratar infecções parasitárias em humanos e essa alta quantidade passou a ser nociva para o corpo humano.

Após a publicação do artigo, foram feitos dois grandes ensaios clínicos que não mostraram nenhum benefício significativo no uso da droga contra o Coronavírus. Depois disso, a Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a Food and Drug Administration (FDA) e as principais agências de saúde do mundo notificaram sobre os riscos desse remédio contra o coronavírus.

Apesar das evidências, desinformação e fake news fizeram com que o remédio continuasse a ser usado de forma indiscriminada. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ivermectina tem sua ineficácia comprovada mais uma vez contra Covid-19 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Para que servem as amígdalas da garganta?

Curte jogar? Veja a lista dos jogos mais populares de 2025 até agora

Nvidia rebate acusações da China de vulnerabilidades em chips de IA