Os Emirados Árabes estão rapidamente se consolidando como um dos principais polos tecnológicos, tanto que Dubai já se tornou sinônimo de inovação e futurismo. Duas das maiores feiras de tecnologia do mundo, chamadas Expand North Star e Gitex Global, acontecem todo ano na cidade. O Olhar Digital está acompanhando tudo diretamente de Dubai nesta edição de 2024.
As duas feiras combinadas trazem mais de 6.500 exibidores de 6 continentes. Os organizadores esperam reunir cerca de 200 mil visitantes. Entre os principais temas deste ano, estão Inteligência artificial, robótica, e muitas soluções inteligentes para diversos setores.
Logo no primeiro dia de evento, startups brasileiras, selecionadas pela Sebrae e Apex Brasil, cativaram os visitantes e reuniram pequenas multidões.
Startup brasileira usa cão robô para ensinar inglês e programação
A Expand North Star é uma feira que reúne startups do mundo todo. Na edição de 2024, a participação de empresas brasileiras mais que dobrou. Mario Aguilar, CEO e fundador da GLED International Education, roubou os holofotes com um cachorro robô capaz de realizar diversos truques.
O pequeno robô pula, deita, rola, acena, e até mesmo gesticula formando um coração com as patas da frente. Além disso, sua bateria consegue mantê-lo funcionando continuamente por cerca de 5 horas, necessitando apenas de 40 minutos de recarga em qualquer tomada. Por mais divertido e carismática que nosso pet robótico seja, seu objetivo final é auxiliar na educação de crianças e jovens adolescentes.
Leia mais:
O que um cão-robô como Spot é capaz de fazer?
Como funciona os robôs que aspiram e passam pano na casa?
Os 5 robôs humanoides mais avançados em 2023
O cão robô é fruto de uma parceria entre a GLAD e a chinesa Unitree Robotics. Assim, a empresa desenvolveu um LMS, ou Sistema de Gestão da Aprendizagem, cujo propósito é fornecer uma plataforma educativa com gamificação e inteligência artificial.
As nossas soluções são plataformas de LMS, de aprendizado para jovens brasileiros, principalmente com o intuito de acelerar a proficiência da língua inglesa.
Mario Aguilar, CEO e fundador da GLED International Education
Em entrevista, Aguilar afirmou que a GLAD foi selecionada como uma das três EdTechs a estarem apresentando suas soluções, desenvolvidas no Brasil, aqui Gitex e Expand North Star, em Dubai.
“Infelizmente, sabemos que grande parte da população brasileira não fala inglês. Então, a ideia é justamente fornecer uma plataforma educativa com gamificação e inteligência artificial, onde o jovem possa aprender definitivamente o inglês, com foco na fluência”, afirmou o CEO da GLAD.
Mas, como um cão robô ajuda na educação?
Segundo Aguilar, a robótica, inteligência artificial e gamificação são grandes ferramentas para auxiliar no ensino de crianças e adolescentes. Com esse pequeno e simpático cão robô, crianças não apenas aprendem inglês de maneira interativa, como também programação para configurar os comandos e “truques” que o robô pode realizar.
A gente consegue também usar a nossa LMS para a introdução à robótica para crianças. Já para jovens e adolescentes, o sistema introduz ao código Python, que é o código nativo do próprio robô.”
Mario Aguilar, CEO e fundador da GLED International Education
Nas aulas, o jovem que não conhece nada sobre robótica, programação e inglês começa do básico. Então, ocorre a introdução à robótica e, ali, ele começa a entender como funciona o sistema de aprendizado de movimentos.
O pequeno cão robô já está operando em São Paulo e o próximo passo é levar a solução da GLAD até escolas do Ceará em fevereiro de 2025.
Fique ligado para mais reportagens diretamente de Dubai, somente aqui no Olhar Digital!
O post Já está no Brasil! Conheça o cão robô que pula, rola e ajuda a aprender inglês e programação apareceu primeiro em Olhar Digital.