James Webb revela imagem impressionante de conglomerado de galáxias

Já faz mais de um mês desde a divulgação das primeiras fotos oficiais do telescópio James Webb, mas o telescópio segue impressionando com seus registros. A nova imagem feita pela NIRCam (Near Infrared Camera) mostra um mosaico de 690 quadros individuais de um grande conglomerado de galáxias.

Para ter noção do quão impactante é essa foto, o mosaico cobre uma área oito vezes maior do que a primeira foto revelada pelo telescópio e a mais profunda de nossa galáxia que temos até hoje, mostrada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 11 de julho.

O registro foi processado por cientistas do Cosmic Evolution Early Release Science Survey (CEERS)  e é tão grande que pesa mais de 256 MB com um tamanho de 31.200 x 10.000 pixels. Tudo isso para mostrar todo o esplendor desse campo de galáxias. 

I have been waiting so long to share this, and it is finally time! Do you want to see THE BIGGEST IMAGE #JWST has taken of galaxies so far?! Our color mosaic image from @ceers_jwst is ready, and there are SO MANY GALAXIES in it! Download it here & ZOOM IN https://t.co/DJcBu8DMFl pic.twitter.com/7mhRntpXOY

— Rebecca Larson (@SaturnsWings) August 16, 2022

Galáxias registradas pelo James Webb

A recomendação dos pesquisadores é que você baixe as imagens em alta resolução em um PC (não no celular). De acordo com eles, essa é a melhor forma de aproveitar a riqueza de detalhes da fotografia. No total, o conjunto é composto por seis imagens.

Leia mais:

Confira as imagens mais impressionantes feitas até agora pelo Telescópio Espacial James WebbJames Webb pode encontrar vida fora da Terra? Astrônomo brasileiro que participa do projeto respondeSaiba como o Telescópio James Webb vai revelar os buracos negros supermassivos do universo

A primeira, mostra uma galáxia em espiral azul. A segunda é um conjunto rosa com uma amostra um pouco maior. A terceira, ganhou o “carinhoso” apelido de  Space Kraken. A quarta, mostra galáxias se interligando. A quinta, é um enorme espiral com uma infinidade de estrelas e a sexta, também mostra um grande aglomerado de galáxias a  6,4 bilhões de anos-luz de distância.

Lembrando que o James Webb deve ficar em operação por cerca de 20 anos. Isso é só a ponta do iceberg do que ele é capaz de fazer e os dados mostrados agora fazem parte das primeiras levas de processamento dos registros feitos pelo telescópio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post James Webb revela imagem impressionante de conglomerado de galáxias apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Fones UGreen: confira 4 opções ear clip com desconto no AliExpress

Eclipse solar de setembro: quais as diferenças entre este e o de março

Os misteriosos pontos vermelhos que podem ser ‘estrelas de buraco negro’