Home Variedade Jeff Bezos diz que IA é uma bolha na indústria, mas terá benefícios reais

Jeff Bezos diz que IA é uma bolha na indústria, mas terá benefícios reais

by Fesouza
3 minutes read

O cofundador e ex-CEO da Amazon, Jeff Bezos, fez declarações sobre o atual setor de inteligência artificial (IA) que vão contra as crenças de boa parte da indústria. Durante uma conferência, o bilionário admitiu que há nesse mercado características típicas de uma bolha.

A fala foi realizada durante a Italian Tech Week, que acontece na cidade de Turin, e foi motivada pelo questionamento de outro executivo: John Elkann, da empresa de investimentos Exor. Ao longo do discurso, porém, Bezos explicou o uso do termo e disse que isso não é exatamente ruim.

Como conselho a quem atualmente aposta nessas tecnologias como investidor ou empreendedor, o fundador da maior loja digital do mundo disse que é preciso “focar em princípios de longo prazo”, pois a realidade seria “completamente indefensável”. 

Estamos em uma bolha da IA?

De acordo com o empresário, que ainda é um dos maiores acionistas individuais e presidente do conselho da Amazon, o setor de IA hoje é “um tipo de bolha industrial“. Em outras palavras, há sim evidências de crescimento a um ritmo que pode ser até perigoso e por enquanto com poucas consequências para o consumidor.

  • Segundo Bezos, os preços das ações “desconectados dos fundamentos” do setor. Além disso, porque as pessoas estão “muito empolgadas como do jeito que estão hoje”, há uma enorme quantidade de empresas recebendo investimentos de grande porte, o que significa também empreendimentos ruins e companhias muito pequenas;
  • Até por isso, segundo ele, “investidores podem ter dificuldades no meio dessa empolgação” em distinguir quais são as ideias de fato relevantes;
  • Em seguida, Bezos citou que “isso não significa que tudo o que está acontecendo não seja real”. Para ele, essa área “vai mudar todas as indústrias” e “os benefícios para a sociedade da IA serão gigantescos”;
  • Como exemplo, o bilionário comparou o cenário com a bolha da internet, fenômeno de queda brusca nas ações de empresas de internet que fez a própria Amazon balançar. Para ele, “bolhas que são industriais não são tão ruins” e trazem até efeitos positivos, como invenções que beneficiam a sociedade e o fortalecimento das companhias que se saem vencedoras;

O empresário não citou nomes, mas o noticiário recente traz comprovações desse cenário. A OpenAI, dona do ChatGPT, se tornou a startup com o maior valor de mercado no mundo, chegando a US$ 500 milhões. No cenário nacional, o governo brasileiro já confirmou que vai investir R$ 23 bilhões em políticas no setor para os próximos anos.

O CEO da OpenAI, dona do ChatGPT, acredita que até 40% das tarefas da economia global serão feitas por IAs no futuro. Saiba mais sobre o assunto nesta matéria do TecMundo.

You may also like

Leave a Comment