O eFootball, jogo de futebol gratuito da Konami, recebeu na última quinta (14) a atualização 5.0.0 — que traz novos recursos, ajustes de jogabilidade e início de temporada em todas as plataformas.
O update inclui o aguardado modo Estádio Personalizado, cerca de 80 melhorias no gameplay e a chegada de José Mourinho como técnico jogável — assim como pacotes especiais para Lionel Messi e Lamine Yamal. Confira o trailer!
Além disso, a versão 5.0.0 também atualiza elencos, uniformes, chuteiras, bolas e elementos visuais do jogo para a temporada atual. Lembrando que quem iniciar agora e completar o tutorial receberá Lionel Messi como reforço imediato no elenco.
As principais novidades da nova atualização do eFootball
O destaque do novo update do eFootball é o modo Estádio Personalizado, que permite alterar cores, coreografias da torcida e objetos decorativos para criar arenas exclusivas de acordo com as exigências de cada jogador. Essa novidade também se integra a pacotes pagos que incluem itens de personalização temáticos.

Outra grande adição é o sistema Link-Up Play, que possibilita jogadas combinadas entre atletas específicos quando comandados por treinadores determinados.
Nesse contexto, José Mourinho, atual técnico do time turco Fenerbahçe, estreia no jogo com a habilidade especial “Passe Longo Diagonal A” — potencializando jogadores como Wesley Sneijder e Samuel Eto’o.
A nova leva de conteúdos do eFootball também inclui Pacotes Embaixadores de Messi e Yamal, com cards especiais e bônus de personalização. Essas adições visam reforçar o aspecto colecionável e competitivo do game.
Gameplay também foi aprimorado
Já no campo do gameplay, a atualização implementa aproximadamente 80 mudanças e correções — que incluem melhorias nos dribles, passes, chutes, cabeceios e posicionamento defensivo.
Entre os ajustes, há novas animações, maior resposta a comandos e alterações nas estatísticas que afetam aceleração, equilíbrio e precisão.
Essas mudanças prometem beneficiar tanto quem busca um estilo ofensivo quanto quem prefere um jogo mais estratégico na defesa.

Por fim, melhorias na inteligência artificial, posicionamento dos goleiros e comportamento de marcação foram aplicadas para oferecer mais controle ao jogador e reduzir situações frustrantes.
Todas as mudanças da atualização 5.0.0
Confira abaixo todas as mudanças realizadas na atualização, totalizando mais de 80 refinamentos e novidades.
Dribles
- Ajustes feitos para que, ao dar um comando na direção oposta ao defensor, o adversário tenha menos chance de disputar a bola.
- Novos movimentos adicionados para quando um oponente se aproxima pelo lado, garantindo uma disputa natural pela bola sem “grudar” no jogador. Isso melhora a sensação de justiça e controle ao tentar driblar um defensor.
- Novos movimentos adicionados para escapar de um defensor que disputa a bola pela esquerda ou direita. Jogadores com alto equilíbrio agora conseguem driblar adversários com mais facilidade.
- Ajustado como a aceleração muda durante o drible: em baixa velocidade, os jogadores aceleram rapidamente e fazem movimentos ágeis; em alta velocidade, a aceleração é gradual.
- Os atributos de jogador “Drible” e “Aceleração” agora influenciam a velocidade de aceleração durante o drible.
Fintas
- Novos movimentos adicionados para o “Marseille Turn” e “Chop Turn” para melhorar o controle.
- Alguns movimentos de Marseille Turn especiais foram removidos.
Domínio de bola (Trapping)
- Corrigido problema em que jogadores não conseguiam receber passes.
- Corrigido problema em que a bola batia novamente no corpo do jogador imediatamente após o domínio.
- Corrigido problema em que o jogador dominava uma bola aérea, mas demorava para ter controle total.
- Novos movimentos de domínio adicionados para acelerar a movimentação do jogador após dominar a bola.
- Corrigido problema em que a bola não podia ser dominada na direção desejada.
- Ajustes para que os jogadores se posicionem melhor para dominar bolas aéreas com a perna.
Finalização
- Jogadores com o atributo “Precisão do Pé Fraco” no máximo e que possuem as habilidades “Outside Curler” e “Blitz Curler” agora priorizam o “Blitz Curler” com o pé fraco em vez do “Outside Curler” com o pé forte, quando possível.
- Corrigido problema em que chutes ou cabeceios saíam muito fora do alvo.
Cabeceio
- Ajustado para que jogadores se aproximem mais do adversário ao disputar uma bola aérea.
- Novos movimentos de cabeceio adicionados para melhorar a execução.
- Ajustada a precisão dos cabeceios próximos e distantes, para esquerda ou direita.
Chutes
- Corrigido problema em que jogadores não conseguiam chutar a bola ao enroscar a outra perna.
- Ajustes na decisão de chutar para cancelar a ação de acordo com a situação, evitando chutar o adversário.
- Corrigido problema em que passes baixos de bola parada usavam atributo errado para calcular precisão.
- Ajustes para que cruzamentos antecipados atinjam posições mais próximas do gol.
- Aumento de velocidade de chute após comando “Knock-on” agora também se aplica ao chute com o lado do pé.
- Corrigido problema em que a bola atingia o jogador ao tentar chutar, cancelando a ação.
- Corrigido problema em que jogadores tropeçavam e não conseguiam chutar ao disputar a bola.
Defesa
- Corrigido problema em que jogadores ganhavam a bola, mas não conseguiam ficar com ela ao se prenderem a um adversário.
- Novos movimentos de carrinho adicionados para melhorar o controle.
- Ajustado para que certos movimentos permitam tocar a bola durante o carrinho sem cometer falta.
- O atributo “Desarme” agora tem mais efeito nos carrinhos.
- Ajustada aceleração de defensores e atacantes sem a bola: baixa velocidade = aceleração rápida; alta velocidade = aceleração gradual.
- Ajustada a velocidade base ao usar direções para melhorar o controle do jogador.
- Ajustes para que tackles em pé não sejam tentados automaticamente quando a bola está longe, a não ser que o comando “Pressão” seja usado.
- Ajustado para facilitar desarmes correndo ao lado do adversário.
- Facilita contato com a bola ao bloquear passes baixos.
- Corrigido problema ao defender fintas de chute usando o comando “Marcação”.
- Corrigido problema em que jogadores tropeçavam de maneira estranha ao usar ombro.
- Jogadores agora iniciam a defesa mais rápido ao mudar do ataque para defesa, de acordo com o atributo “Engajamento Defensivo”.
- Ajustes na penalidade que impedia o jogador próximo da bola de se mover imediatamente após perder a posse.
- Ajustes para que jogadores não parem de repente ao perder a bola.
- O atributo “Engajamento Defensivo” agora influencia quando o defensor começa a pressionar um adversário que recebeu o passe.
- Ajustes para que atacantes se posicionem mais recuados em seu próprio campo quando pressionados.
- Corrigido problema de dois atacantes ocupando quase a mesma posição quando pressionados.
- Jogadores com alto Engajamento Defensivo agora correm de volta mais rapidamente para defender o gol.
- Ajustes na velocidade de reação da IA para evitar defesas muito rápidas ou pressões exageradas.
- Ajustes para que jogadores com alta Consciência Defensiva sigam melhor adversários que fazem fintas durante pressão ou comando de pressão.
Ataque
- A aceleração durante a corrida agora depende não só do atributo “Aceleração”, mas também de “Consciência Ofensiva”.
- Jogadores passam a correr a 70% da velocidade máxima dependendo da situação.
- Jogadores desaceleram ao atacar de posição profunda atrás da linha adversária.
- Reduzida a frequência de corrida máxima ao se posicionar ofensivamente.
- Ajustes de posicionamento para reduzir movimentos indevidos da linha defensiva para o ataque, evitando contra-ataques adversários.
- Jogadores giram o corpo adequadamente ao correr para receber cruzamentos.
- Ajustes de posicionamento para laterais e meio-campistas durante o “Jogo de Posse” de acordo com estilos individuais.
- Ajustes na movimentação de zagueiros para receber passes com mais facilidade.
Goleiro
- Novos movimentos de arremesso de bola para acelerar ações antes de soltar a bola.
- Corrigido problema em que goleiro parava ao correr atrás da bola prestes a sair.
- Corrigido problema em que goleiro saia para defender dribles e parava de se mover.
- Corrigido problema de não conseguir pegar bolas altas quicando a tempo.
- Ajustes na movimentação ao sair para defender um atacante em drible.
- Goleiro não pode mais segurar bola para desperdiçar tempo em determinadas situações.
IA
- Ajustes na reação da IA a tackles e dribles do adversário.
- Ajuste de dificuldade da IA de acordo com mudanças no balanceamento do jogo.
- Ajuste de como a resistência dos jogadores influencia o atributo “Velocidade”.
- Corrigido problema de cursor que não saia do cobrador em escanteios.
- Corrigido problema de cursor mudando de jogador errado durante cruzamentos.
- Ajustes para IA com alta Agressividade e Engajamento Defensivo se aproximarem rapidamente do adversário.
- Corrigido problema de movimentação automática da IA após mudança de cursor ou goleiro cair.
Onde posso jogar o eFootball de graça?
O eFootball pode ser baixado sem custos em diversas plataformas, incluindo PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC (via Steam). A experiência é multiplataformas, então é possível enfrentar adversários em diferentes sistemas.

O jogo também conta com versão para dispositivos móveis, disponível gratuitamente noAndroid e iOS, sincronizando eventos e conteúdo com as demais edições. Todos os links de download estão logo abaixo!
- PS Store (PS4 e PS5)
- Microsoft Store (Xbox One e Xbox Series X|S)
- Steam (PC)
- Play Store (Android)
- App Store (iOS)
eFootball roda no meu PC?
Lembrando que a versão de PC requer especificações mínimas e recomendadas que variam de acordo com a qualidade gráfica desejada. Confira abaixo os requisitos para rodar eFootball no computador!

Requisitos mínimos
- Sistema Operacional — Windows 10/11 de 64 bits
- Processador — Intel Core i5-2300 ou AMD FX-4350
- Memória — 8 GB de RAM
- Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 660 Ti ou Radeon HD 7790
- Armazenamento — 70 GB de espaço disponível
Requisitos recomendados
- Sistema Operacional — Windows 10/11 de 64 bits
- Processador — Intel Core i5-7600 ou AMD Ryzen 5 1600
- Memória — 8 GB de RAM
- Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 1060 ou AMD Radeon RX 590
- Armazenamento — 70 GB de espaço disponível
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