Juiz considera “abuso de poder” disputa do governo com a Apple envolvendo carregadores

Um mandado de segurança que permite à Apple vender o iPhone sem carregadores no Brasil foi aprovado nesta terça-feira (22).

Segundo a decisão do juiz Diego Câmara Alves, a determinação de suspender as vendas dos iPhones “abuso de poder” e alega não existir prática ilícita ou qualquer violação dos direitos do consumidor por parte da companhia.

Leia mais:

Funcionários se revoltam e fazem protesto na maior fábrica de iPhones da ChinaNa contramão do mercado, fornecedor da Apple contrata mais de 100 mil pessoasPerdeu Google! Ranking das melhores marcas do mundo tem novo líder

Em sua decisão, homologada nesta segunda-feira (21), o juiz argumentou que a Senacon violou os princípios da legalidade e da impessoalidade ao direcionar sua decisão apenas à Apple – um único player do mercado de smartphones -, enquanto outros aparelhos eletrônicos são comercializados sem carregador (amplificadores sonoros, equipamentos de informática, de segurança etc.).

O juiz também atribui à Anatel a responsabilidade pela cassação do registro de smartphones, sendo que todos os modelos comercializados no Brasil foram homologados pela agência, autorizando sua comercialização em território nacional.

Ainda, o juiz ainda argumentou que a atuação da Senacon fere a Lei de Liberdade Econômica, que “impõe a necessidade de tratamento isonômico por parte dos agentes econômicos no que se refere ao proceder estatal” e tem como um de seus princípios a “liberdade no exercício da atividade econômica”.

Questionada pelo MacMagazine, a Apple afirmou que “todos os modelos de iPhone vendidos no Brasil estão em conformidade com os regulamentos locais”, ressaltando o caráter ambientalista usado como justificativa para a retirada dos carregadores das caixas de iPhones desde 2019. Confira a nota na íntegra:

“Na Apple, consideramos nosso impacto nas pessoas e no planeta em tudo o que fazemos. Adaptadores de energia representaram nosso maior uso de zinco e plástico e eliminá-los da caixa ajudou a reduzir mais de dois milhões de toneladas métricas de emissões de carbono — o equivalente a remover 500 mil carros das estradas por ano. Existem bilhões de adaptadores de energia USB-A já em uso em todo o mundo, que nossos clientes podem usar para carregar e conectar seus dispositivos.”

Via MacMagazine

Imagem destacada: abolukbas/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Juiz considera “abuso de poder” disputa do governo com a Apple envolvendo carregadores apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quais os carros de luxo preferidos por artistas e jogadores no Brasil?

SSD falso? 6 dicas para não comprar hardware falsificado na internet

Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde