Lançado nos cinemas no dia 2 de julho deste ano, Jurassic World: Rebirth (Recomeço) mostra que o apetite do público pela série de dinossauros continua em alta. Em menos de um mês, o sétimo capítulo já superou os US$ 649 milhões na bilheteria mundial e deve chegar ao final de 2025 como um de seus filmes mais lucrativos.
Dirigido por Gareth Edwards, o longa-metragem acompanha uma equipe de operações especiais que é contratada para coletar DNA em uma ilha cujo acesso foi proibido para o mundo humano. Lá, eles encontram muitas descobertas que podem resultar em vários caminhos novos para a franquia — mas será que isso já faz parte dos planos da Universal?
Jurassic World Rebirth vai ter uma sequência?
Em uma entrevista ao ScreenRant, Edwards afirmou que, no momento, não há qualquer plano para o desenvolvimento de uma sequência de Jurassic World Rebirth. Segundo o diretor, o longa-metragem foi criado para ser uma experiência que funciona sozinha e, a princípio, não estabelece as bases para uma continuação.
- No entanto, ele afirmou que já tem uma ideia sobre uma trama que veria a humanidade destruída e tendo que lidar com a chegada de uma nova Era Jurássica;
- Edwards explicou que todas as trilogias que ama começaram como um filme individual, e era esse seu objetivo ao fazer Rebirth;
- Ele também disse que não teve qualquer conversa com David Koepp [o roteirista], Frank Marshall [produtor] ou a Universal sobre uma continuação;
- “Eu acredito que todos pensam que tudo o que podem desejar é que as pessoas realmente gostem desse filme e que façamos o melhor que podemos, e é isso”, declarou;
- No entanto, nada impede que haja uma continuação do filme com um novo diretor, ou até mesmo um roteirista diferente.
Entre os elementos que destacam Jurassic World Rebirth está o fato de que ele foi escrito por Koepp, um veterano da franquia. Além de ter ajudado Steven Spielberg a roteirizar o primeiro Jurassic Park, ele foi o responsável pela história de O Mundo Perdido, primeira sequência que a série recebeu em 1997.
O que esperar de uma sequência?
Apesar de mostrar um mundo no qual muitos personagens estão cansados de ver dinossauros no mundo moderno, Jurassic World Rebirth deixa muitas brechas para uma continuação. Conceitos como criaturas mutantes e curas para doenças raras, por exemplo, são apresentados como possibilidades que a franquia pode explorar com mais profundidade no futuro.
Ao mesmo tempo, o filme fecha bem a história de seus protagonistas, e não traz nenhuma ligação com figuras que, no passado, foram importantes para a franquia. Assim, ele pode inaugurar uma nova era de tramas fechadas em si próprias, que não precisem necessariamente de narrativas divididas em várias partes para funcionar.
O que realmente deve decretar uma sequência é a bilheteria do filme. Embora já tenha recuperado seus custos de produção, Rebirth ainda não provou se vai ser capaz de quebrar a barreira do US$ 1 bilhão arrecadados por seus antecessores mais diretos. Caso isso não aconteça, a franquia pode até continuar, mas pode passar um tempo “descansando” para evitar que o público se canse de sua fórmula.
- Sucessos de 2025! Os 15 filmes com maior bilheteria do ano até agora
- É fã de Jurassic World? Confira a saga no Prime Video com 30 dias de teste grátis!
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!