Lado oculto da Lua surge em novas imagens de nave espacial privada

A espaçonave Blue Ghost enviou vídeos e fotos inéditos do outro lado da Lua. O projeto é financiado pela iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA e operada pela empresa privada Firefly Aerospace. A missão pretende pousar o módulo na região Mare Crisium do satélite terrestre no dia 2 de março.

No estágio atual, a equipe tem feito manobras com a astronave para colocá-la em uma órbita inferior ao redor da Lua. Durante esses movimento, antes de pousar e entregar os 10 instrumentos científicos que serão utilizados em pesquisas lunares, ela captou imagens surpreendentes.

O módulo de pouso Blue Ghost da Firefly captura a imagem da Terra refletida no painel solar com a Lua no horizonte como um pequeno ponto acima do planeta. (Imagem: Firefly Aerospace)

“Esta manobra moveu o módulo de pouso de uma órbita elíptica alta para uma órbita elíptica muito mais baixa ao redor da Lua. Pouco depois da queima, a Blue Ghost captou imagens incríveis do outro lado da Lua, cerca de 120 km acima da superfície”, diz a equipe em um comunicado.

O objetivo da missão é pesquisar o fluxo de calor do interior lunar, as interações pluma-superfície e os campos elétricos e magnéticos da crosta terrestre. O módulo também deverá captar imagens de raio-x da magnetosfera da Terra, segundo explica a NASA.

“Os testes de tecnologia incluem amostragem de regolito, aderência de regolito, habilidades do Sistema Global de Navegação por Satélite, computação tolerante à radiação e mitigação de poeira usando campos eletrodinâmicos”, comenta a agência espacial. É esperado que as experiências ajudem nos próximos planos de enviar humanos para a Lua

Vídeo da aproximação do módulo com a Lua (Imagem: Firefly Aerospace)

Pôr do sol lunar: um belo e perigoso fenômeno

Em 14 de março, a Firefly pretende captar em alta definição um fenômeno único: o eclipse total de quando a Terra bloqueia o Sol acima do horizonte lunar. Além disso, a equipe pretende utilizar o equipamento para entender o pôr do sol no satélite terrestre.

“A Blue Ghost irá então capturar o pôr do sol lunar em 16 de março, fornecendo dados sobre como a poeira lunar levita devido às influências solares e cria um brilho no horizonte documentado pela primeira vez por Eugene Cernan, na Apollo 17. Após o crepúsculo, a Blue Ghost operará várias horas na noite lunar”, explica o grupo.

Gravação do eclipse que a Terra faz ao tampar os raios solares que atingem a Lua. (Imagem: Firefly Marketing)

Leia mais:

Acredita-se que o brilho do horizonte lunar aconteça por causa da levitação de poeira por forças eletrostáticas. Embora isso produza uma bela visão, pode ser um problema para os astronautas.

“Além disso, a Lua não tem atmosfera e é constantemente bombardeada pela radiação do Sol, que faz com que o solo fique carregado eletrostaticamente”, explica a Agência Espacial Europeia.

A carga pode ser tão forte que a poeira levita acima da superfície lunar. Isso torna ainda mais provável que as partículas entrem nos equipamentos e nos pulmões das pessoas. 

Luz solar atingindo a câmera do módulo. (Imagem: Firefly Aerospace)

Os desafios atuais do Blue Ghost

Em breve, a Blue Ghost ajudará a NASA a obter mais dados sobre esse fenômeno. Por enquanto, estão se preparando para descerem ao solo. Nesta órbita, a equipe experimentará apagões planejados de comunicações enquanto a nave contorna o outro lado da Lua, segundo explica a Firefly.

“Quando estiver no lado mais próximo, a equipe continuará a fazer downlink de dados e a finalizar o plano para nossa próxima manobra que deixará a Blue Ghost ainda mais perto da superfície lunar e nos manterá no caminho certo para o pouso em 2 de março”, conclui a equipe responsável pela missão.

O post Lado oculto da Lua surge em novas imagens de nave espacial privada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Mercados alternativos curiosos que você pode apostar

Até quanto pagar no DualSense? Veja guia de preços do controle de PS5 e PC

IA promete conversar com os mortos – mas o resultado é mais estranho do que emocionante