Home Variedade Lei do Arkansas vai controlar acesso de menores à internet

Lei do Arkansas vai controlar acesso de menores à internet

by
5 minutes read

O estado de Arkansas, nos Estados Unidos, aprovou um projeto de lei que impõe restrições de idade nas mídias sociais. A medida SB 396, assinada pela governadora Sarah Huckabee Sanders, exige que pais e responsáveis autorizem que menores de 18 anos abram uma nova conta. A legislação entra em vigor em setembro.

Leia mais:

TikTok: o que é e como funciona a rede socialComo mudar a data de nascimento no TwitterYouTube vai monetizar vídeos criados no Shorts, focando na rivalidade com o TikTok

A lei

Com a assinatura, o Arkansas é o segundo estado dos Estados Unidos a impor esse tipo de restrição.A Social Media Safety Act, como foi apelidada, se assemelha à Lei de Regulamentação de Mídia Social de Utah, sancionada no mês passado e que também exige que usuários tenham pelo menos 18 anos para abrir contas em mídias sociais.Ambas as medidas colocam a responsabilidade de verificar a idade de novos usuários, por meio de informações pessoais, às empresas.A falha da lei do Arkansas, porém, é não especificar o que considera como “mídias sociais” e, no lugar, incluir descrições específicas até demais.Como exclusão ao conceito, a lei cita empresas que oferecem exclusivamente “jogos interativos, jogos virtuais ou um serviço online que permite a criação e upload de conteúdo” — isso excluiria a abrangência da lei à Twitch, por exemplo — e “redes profissionais, habilidades profissionais, certificações de aprendizado e anúncios de empregos e serviços de aplicativos” — o que deixa o LinkedIn de fora.Outra emenda exclui qualquer “empresa de mídia social que permita ao usuário gerar videoclipes curtos de dança, dublagens ou outros atos de entretenimento” — ou seja, Snapchat e TikTok também não entrariam nas restrições.Uma das isenções é às empresas que oferecem serviços de armazenamento em nuvem e obtêm menos de 25% da sua receita total com uma mídia social. Isso cria ambiguidades sobre o YouTube — por conta do restante do portfólio do Google.

Outras mídias sociais

Plataformas menores não seriam afetadas, pois, para se enquadrarem na lei, devem ter uma receita bruta anual de US$ 100 milhões.

No final das contas, a Social Media Safety Act deve impor as restrições apenas ao Twitter, Facebook e Instagram.

O objetivo deste projeto de lei era capacitar os pais e proteger as crianças de plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, TikTok e Snapchat. Trabalhamos com as partes interessadas para garantir que e-mail, mensagens de texto, streaming de vídeo e sites de redes não fossem cobertos pelo projeto de lei.

Senador Tyler Dees

Aplicação

Tanto o projeto de lei do Arkansas como e de Utah atraíram críticas em relação à privacidade do usuário. Também, as medidas levantaram questões sobre como serão implementas, principalmente quando são as próprias plataformas que farão a checagem.

De acordo com o senador do estado de Arkansas Mike McKell, a Divisão de Proteção ao Consumidor trabalhará diretamente com empresas de mídia social nos “próximos oito meses a um ano para desenvolver o que parecer”. 

Durante anos, as empresas de mídia social escaparam impunes da exploração de crianças para obter lucro. Não mais.

Sarah Huckabee Sanders

For years, social media companies have gotten away with exploiting kids for profit.

Not anymore.

I signed a new law today requiring social media companies to verify the age of all new Arkansas users — and if an account holder is under 18, they’ll need parental permission. pic.twitter.com/k0WO8438wM

— Sarah Huckabee Sanders (@SarahHuckabee) April 13, 2023

Pouco antes de assinar a lei das mídias sociais, Sanders reverteu as proteções ao trabalho infantil, que exigiam que crianças menores de 16 anos tivessem o consentimento dos pais para trabalhar.

No estado, a idade mínima para se casar sem o aval dos pais é 17 anos.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Lei do Arkansas vai controlar acesso de menores à internet apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment