Lembra dele? Serviço de internet discada da AOL será encerrado em setembro

O serviço de internet discada da America Online (AOL) será desativado nos Estados Unidos no dia 30 de setembro, afetando também o software e o navegador associados a este tipo de conexão, marcando o fim de uma era. O anúncio foi divulgado na página de suporte do provedor na última sexta-feira (08).

A empresa começou a oferecer a conexão dial-up no país em 1991, se tornando uma das pioneiras da web no território americano, onde também contava com portal, serviço de email, plataforma de mensagens instantâneas e navegador. Ela chegou ao Brasil em 1999, porém não teve o mesmo sucesso por aqui.

A AOL ainda tem milhares de clientes usando a internet discada nos EUA. (Imagem: Getty Images)

Por que a AOL vai encerrar o serviço de internet discada?

De acordo com a companhia atualmente pertencente à Verizon, a decisão de descontinuar a oferta da conexão discada veio após uma avaliação rotineira do seu catálogo de produtos e serviços. Não há uma explicação mais detalhada sobre o que isso significa, mas provavelmente tem a ver com a baixa quantidade de usuários.

  • Com a popularização da banda larga a partir da segunda metade da década de 2000, a internet discada foi ficando cada vez mais em segundo plano;
  • O crescimento das conexões móveis, especialmente o 4G e o 5G, e também da internet via satélite (Starlink e concorrentes), são outros fatores para a baixa demanda pela internet discada;
  • Todas essas opções oferecem velocidades muito mais altas do que a rede dial-up, que há algum tempo é considerada uma tecnologia obsoleta;
  • A conexão discada ainda é usada em áreas rurais e remotas nas quais a banda larga e as demais opções não estão disponíveis.

No comunicado, o provedor também confirmou o fim do software AOL Dialer e do navegador AOL Shield, que igualmente não estarão mais disponíveis a partir de outubro. Quem utiliza sistemas operacionais antigos e conexões lentas, para os quais esses dois programas são otimizados, precisará buscar outras alternativas.

A America Online disse, ainda, que essas mudanças não irão afetar nenhum outro benefício nos planos dos assinantes. Dados de 2023 apontam que a empresa tinha, à época, em torno de 160 mil usuários de internet discada nos EUA, se conectando por meio de linhas de telefone fixo.

Os CDs de teste de internet da AOL também foram distribuídos no Brasil, a partir de 1999. (Imagem: Getty Images)

CD de internet grátis

A chegada da AOL ao Brasil, no final dos anos 1990, foi marcada pela distribuição de CDs com teste gratuito de internet. Bastava instalar o software de acesso presente nele, incluindo o discador e o navegador exclusivo, para aproveitar a conexão gratuita por três meses.

Embora não pagasse para utilizar o provedor durante o período, o usuário precisava arcar com os custos da ligação. Caso você não conheça esse tipo de serviço, ele funcionava conectando o modem do computador à linha telefônica, que ficava ocupada durante a transmissão dos dados.

Como as operadoras cobravam pela duração da ligação, usar a internet discada durante o dia resultava em uma conta cara no final do mês. Diante disso, muitas pessoas optavam por se conectar entre meia-noite e 6h da manhã, quando era cobrado apenas um pulso, o que também acontecia nos feriados e finais de semana.

A AOL esteve no Brasil até 2006, quando tinha pouco mais de 100 mil clientes, que foram migrados para o provedor Terra. Alguns dos serviços da empresa são mostrados no filme Mensagem para Você (1998), estrelado por Meg Ryan e Tom Hanks.

E você, também viveu a era internet discada e chegou a gastar horas para baixar uma música em MP3 ou virava a madrugada conversando no MSN? Comente nas redes sociais do TecMundo.

Related posts

Cupom Ponto Frio | 80% off – Agosto 2025

Após quase 10 anos, Chaves está de volta na Netflix, mas também pode ser visto em outros streamings

Cupom Netshoes | 80% off – Agosto 2025