Lição de casa: mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam antes

Se o teste é uma forma de aprovação de algo, os empreendedores brasileiros fizeram bem essa lição. Isso porque 30% dos fundadores de startups já empreenderam antes. É o que mostra o levantamento Panorama Founders Report, realizado pela plataforma de inovação Distrito, em parceria com o fundo Maya Capital. Além disso, 66,8% declararam que já estavam inseridos no ecossistema de startups. 

Perfil dos fundadores das startups 

O objetivo do estudo foi mapear o perfil dos fundadores das startups brasileiras e o que eles têm a dizer sobre pontos estratégicos de seus negócios, como captação de investimentos, hábitos de trabalho e diversidade. 

Foram ouvidos 223 empreendedores entre maio e junho de 2021.Quanto à idade, o levantamento mostra que 80% dos fundadores de startups brasileiras têm entre 25 e 44 anos. Fundadores com menos de 25 e mais de 50 anos são mais raros, com 5,5% e 8,6%, respectivamente.

“Ter empreendedores de segunda viagem é um ótimo sinal para o ecossistema. Significa que temos um ciclo virtuoso que impulsiona novos negócios”, afirma. Ele também destaca o nível de escolaridade dos fundadores, que contribui para os resultados positivos do setor. Esses dados reforçam a importância de investir em educação e nas políticas de acesso às universidades pelas classes populares e demais grupos historicamente excluídos. Com isso, o mercado de inovação será mais acessível”, diz Gustavo Gierun, CEO da Distrito.

Para obter sucesso em um negócio, a dica primordial é saber fazer o que se propõe, sempre valorizando a experiência do cliente. Imagem: Rido/Shutterstock

Leia mais:

SpaceX deve se transformar na startup mais valiosa dos EUA Conheça a startup mineira que está revolucionando a construção civil Startup argentina está entre as cinco latino-americanas mais promissoras de 2022

Alto nível de escolaridade

O mapeamento revela ainda que cerca de 95% dos empreendedores têm alto nível de escolaridade, com pós-graduação. 

Assim, o recorte dos fundadores de startups destoa da realidade mais ampla do país: segundo dados do INEP, apenas 21% dos adultos entre 25 e 34 anos possuem ensino superior.

Em relação aos investimentos em startups, o estudo mostra que mais de 50% dos empreendedores consultados priorizam o bom relacionamento com o investidor e um alinhamento em termos de cultura. 

“A América Latina, principalmente o Brasil, evoluiu muito em relação à cadeia de investimentos, com diversos fundos locais e internacionais atuando na cadeia completa, do early stage ao late stage. Hoje, os empreendedores já têm a opção de escolher o investidor parceiro”, afirma Lara Lemann, cofundadora da Maya Capital.

Sobre o processo de captação, 38,5% dos fundadores conseguiram capital por meio de um contato proativo, buscando ativamente o fundo que viria a ser investidor. O caminho inverso, com o fundo fazendo o contato diretamente com o empreendedor, é a segunda forma mais comum, com 28,6% das respostas.

Via: Forbes 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Lição de casa: mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam antes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Exército dos EUA testará sistema que transforma ar em água potável

Japão lança três satélites cubo da estação espacial internacional

Desastre cinematográfico: Tron Ares dará prejuízo milionário para Disney