Lincoln, marca de luxo da Ford, apresenta o Star, seu primeiro conceito elétrico

Comemorando 100 anos, a Lincoln, divisão de luxo da Ford, apresentou nesta quinta-feira (21) seu primeiro conceito elétrico, o Star. A fabricante americana utiliza o projeto para apresentar uma nova abordagem de design e possíveis recursos presentes em futuros carros de produção — três deles previstos para 2025, com outro sendo lançado no ano seguinte.

O Lincoln Star se baseia no que a marca chama de “arquitetura elétrica de bateria flexível”. Compartilhada com a Ford, a plataforma oferece configurações de tração traseira e nas quatro rodas. A montadora de luxo não deu detalhes sobre a química a ser utilizada na bateria nem a tecnologia do motor — de qualquer forma, ela oferece hoje apenas três híbridos plug-in, o que dificulta uma previsão sobre como seria a potência.

Lincoln/Divulgação

Do ponto de vista do design, o carro se diferencia bastante dos atuais SUVs da Lincoln, caracterizados por um estilo mais vertical e repleto de tetos planos, vincos e detalhes cromados. Em vez disso, o Star apresenta um teto inclinado com o ponto alto na parte superior do para-brisa — e uma carroceria sem rastros de cromo. A grade dianteira é plana e se espalha pela frente inteira do veículo, com o logotipo da Lincoln afundado em um recorte retroiluminado.

“O conceito Lincoln Star foi um verdadeiro trabalho de amor para nossa equipe e nos fornece uma plataforma para compartilhar e testar nossas experiências e filosofia de design”, diz Kemal Curic, diretor de design global da montadora americana, em comunicado à imprensa. “Significando transcendência através do espaço e do tempo, o conceito cria uma sensação de paz e serenidade dentro de uma experiência elétrica e antecipa o que está nos planos da Lincoln.”

Lincoln/Divulgação

Cabine maior com ampla tela touchscreen no topo do painel

A Lincoln usou o fato de o trem de força elétrico liberar espaço para criar uma cabine maior, imaginada como um único espaço aberto. O porta-malas dianteiro (“frunk”) é coberto por um vidro eletrocromático e transparente para permitir a luz, enquanto o traseiro pode se tornar uma área de lounge ao ar livre.

Lincoln/Divulgação

De acordo com os designers do utilitário, embora o espaço interno fosse o suficiente para acomodar três filas de assento, a preferência se deu por a instalação de duas filas para manter o ar mais executivo. A Lincoln não divulgou as dimensões oficiais do Star, mas seu comprimento total parece semelhante ao do Aviator.

A peça central no interior do veículo é uma ampla tela sensível ao toque que fica no topo do painel e é muito parecida com a do Ford Evos, apresentada no Salão de Xangai do ano passado.

Crédito da imagem principal: Lincoln/Divulgação

Leia mais:

Carros de luxo Lincoln terão Android nativo e modelo elétricoConceito elétrico da Lincoln aparece em teaser da divisão de luxo da Ford; estreia em 20 de abrilVersões elétricas de Ford Explorer e Lincoln Aviator começarão a ser produzidas em 2024

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Lincoln, marca de luxo da Ford, apresenta o Star, seu primeiro conceito elétrico apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Phil Spencer não vai sair da Microsoft “tão cedo”, garante Xbox após rumores

WhatsApp para iPhone finalmente terá suporte para múltiplas contas no mesmo app

Vírus raro: Homem morre após mordida de morcego na Austrália