Liquid Glass: conheça o novo design dos sistemas operacionais da Apple

A WWDC 2025 começou, e a primeira grande novidade apresentada pela Apple é um novo design de software que será implementado em todos os sistemas operacionais da empresa.

Sistema tem design com elementos em vidro. Imagem: Reprodução

É a primeira grande mudança visual nos sistemas da Apple em uma década. Com o novo estilo gráfico chamado Liquid Glass, a empresa quer “estabelecer ainda mais harmonia enquanto mantém as qualidades distintas que tornam cada plataforma única”, como diz o comunicado para a imprensa.

Design baseado em vidro e no Vision Pro

O Liquid Glass, segundo palavras da Apple, combina “as qualidades ópticas do vidro com a fluidez que só a Apple consegue atingir.” O design dos sistemas vai se adaptar dependendo do conteúdo ou contexto.

Como ficará o design do macOS 26. Imagem: Reprodução

A base do redesign é visionOS, o sistema que equipa o Vision Pro da Apple. Os elementos são translúcidos e imitam o vidro do mundo real, e as cores variam de acordo com o conteúdo exibido na tela, além de se adaptar para ambientes mais iluminados ou escuros.

“Esse novo material vai dos menores elementos que os usuários interagem diariamente — como botões, textos e controles de mídia — a elementos maiores, como barras laterais para a navegação em apps. Ele também brilha em experiências de sistema como a tela de bloqueio, a tela inicial, as notificações, a central de controle e mais,” diz o comunicado da Apple.

Liquid Glass no Apple Watch. Imagem: Reprodução

Quando o Liquid Glass chega?

O novo design dos sistemas da Apple será introduzido nos próximos meses, junto com a atualização para o iOS 26, iPadOS 26, watchOS 26, macOS 26, visionOS 25 e tvOS 26.

O post Liquid Glass: conheça o novo design dos sistemas operacionais da Apple apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como sobrevivem micróbios em ambientes extremos? Estudo responde

Snapchat fecha acordo com Perplexity para integrar IA

Olhar do Amanhã: a regulação dos streamings e o impacto para os consumidores