Lua Cheia de agosto pode ser considerada uma Superlua? Entenda

Há poucas décadas atrás, desde o fim das Missões Apollo, que levaram o homem à Lua, Nosso satélite natural, aos poucos, foi perdendo a atenção do público e praticamente só se falava da Lua na mídia quando havia um eclipse, ou nas colunas de astrologia. Mas de uns anos para cá, a Lua voltou aos noticiários e, de tempos em tempos, as pessoas se reúnem para contemplar a chamada “Superlua”. Mas o que seria exatamente uma Superlua? Podemos chamar de Superlua a Lua Cheia de agosto?

As respostas para estas questões não são tão simples porque não existe uma definição formal para o termo “Superlua”. Em todo caso, o termo é adotado para definir a Lua Cheia que ocorre próxima ao seu perigeu, o ponto da órbita lunar próximo perto da Terra. O problema é o que significa o “próximo” desta frase. Sem saber o quão perto a Lua Cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela Lua Cheia é uma Superlua.

Até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com a origem do termo.

A paternidade deste nome “Superlua” é atribuída ao astrólogo Richard Nolle, que utilizou a palavra “Superlua” pela primeira vez em 1976 para se referir à Lua Cheia que ocorre próxima ao seu perigeu. Durante muito tempo o termo foi utilizado apenas na astrologia. Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda “torce o nariz” para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para “vender” a Lua Cheia no perigeu, que na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico. 

Talvez por isso a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou, até hoje, nenhum interesse em normatizar o termo. Por isso, tudo que temos são as definições informais para a Superlua.

Richard Nolle, mais tarde, estendeu o termo também para a Lua Nova. Segundo Nolle, a Lua Cheia ou Nova, seria uma Superlua se ela estivesse a pelo menos 90% de sua máxima aproximação com a Terra. Na prática, a Lua precisa estar mais próxima que 368.360 km de distância.

[ A Superlua ocorre quando a Lua chega à fase completa (cheia) ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra – ponto chamado de perigeu. O ponto mais distante é chamado de apogeu. Imagem: VectorMine – Shutterstock ]

Pela definição de Nolle, a Lua Cheia desta quinta-feira, 11 de agosto, é uma Superlua, pois a Lua estará a pouco mais de 361.000 km da Terra. Entretanto, esta não é a única definição existente. 

A Revista Sky and Telescope, prefere adotar a distância máxima de 358.884 km (223.000 milhas) e a Time and Date, 360.000 km. Ou seja, segundo essas definições, em agosto deste ano, não temos nenhuma Superlua. No meio científico, os astrônomos preferem o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a Lua Cheia ocorre a menos de 24 horas do perigeu lunar. E neste critério, a Lua Cheia de agosto não é uma Superlua, já que ela chega à fase cheia às 22:36 desta quinta (11), 32 horas e 20 minutos após ter atingido seu perigeu.

Dessa forma, como não existe uma definição de consenso para o termo, chamar de Superlua a Lua Cheia de agosto, pode estar correto para algumas definições e errado para outras. De qualquer maneira, o importante é que sempre que a Lua Cheia ocorre próxima ao perigeu, ela aparece até 14% maior e 30% mais brilhante, quando comparada à Lua Cheia que ocorre no apogeu (ponto mais afastado da Terra). Independente da forma como a chamamos, é um excelente momento para contemplar a Lua, seja a olho nu, seja através de telescópios, mas preferencialmente, muito bem acompanhado. 

[Comparação do tamanho aparente da Lua Cheia no perigeu e no apogeu – Créditos: NASA/JPL-Caltech ]

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Lua Cheia de agosto pode ser considerada uma Superlua? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Xbox Game Pass recebe 4 ótimos títulos para as jogatinas do fim de semana! Veja os lançamentos

Maioria dos paulistas quer comprar um carro elétrico, revela pesquisa

Viu uma mudança no Google? Buscador comemora 27 anos com doodle especial