Maior companhia aérea da Rússia sofre ataque de hackers pró-Ucrânia e cancela mais de 50 voos

A Aeroflot, maior companhia aérea da Rússia, suspendeu dezenas de voos nesta segunda-feira (28) após um ataque hacker derrubar seus sistemas. Os invasores afirmam ter tomado controle das máquinas de funcionários da empresa e até roubado dados de cidadãos russos.

O grupo de hackers Silent Crow, que é pró-Ucrânia e alinhado à Bielorússia, assumiu a autoria da invasão.

Ataque hacker provocou o cancelamento de mais de 50 voos (Imagem: Eviart/Shutterstock)

Rússia confirmou o ataque hacker

Os responsáveis pelo ataque hacker publicaram no Telegram que tinham “destruído” os sistemas da companhia aérea e roubaram dados pessoais de todos os cidadãos russos que já voaram com a empresa. Capturas de tela postadas no aplicativo também mostraram o acesso dos hackers ao sistema de compartilhamento de arquivos internos e usuários da Aeroflot.

Autoridades russas confirmaram o ataque hacker e abriram uma investigação sobre o assunto. Segundo a Reuters, o porta-voz do Kremlin se pronunciou:

As informações que estamos lendo em domínio público são bastante alarmantes. A ameaça hacker é uma ameaça que persiste para todas as grandes empresas que prestam serviços à população.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin

Hackers se pronunciaram reivindicando a autoria da invasão (Imagem: @Freepik/Freepik)

Mais de 50 voos foram cancelados

A Aeroflot informou ter cancelado 54 voos de ida e volta.

A companhia aérea planejava operar 260 voos nesta segunda-feira. Os outros 206 devem decolar.

Em comunicado, a empresa afirmou que “especialistas estão trabalhando para minimizar o impacto no cronograma de voos e restaurar as operações normais de serviço”.

Não é a primeira vez este ano que o grupo Silent Crow invade sistemas da Rússia (Imagem: BeeBright/iStock)

Leia mais:

Ataque hacker partiu de grupo pró-Ucrânia

O grupo Silent Crow reivindicou o ataque hacker, em parceria com o Belarusian Cyberpartisans. Conheça mais sobre eles:

  • O Silent Crow é conhecido por atacar organizações russas e defender a Ucrânia. Já o Belarusian Cyberpartisans é conhecido por apoiar a Bielorrússia. Inclusive, na declaração de autoria, eles escreveram: “Glória à Ucrânia! Vida longa à Bielorrússia”;
  • “Estamos ajudando os ucranianos na luta contra o ocupante, realizando um ataque cibernético à Aeroflot e paralisando a maior companhia aérea da Rússia”, dizia a publicação no Telegram;
  • Segundo eles, o ataque cibernético foi resultado de uma operação de um ano que entrou na rede da Aeroflot, destruiu 7 mil servidores e assumiu controle das máquinas pessoais dos funcionários, incluindo gerentes seniores;
  • O Silent Crow já havia assumido autoria de outros ataques hackers este ano, como a um banco de dados imobiliários russo, uma empresa de telecomunicações e até o departamento de tecnologia da informação da Rússia.

O post Maior companhia aérea da Rússia sofre ataque de hackers pró-Ucrânia e cancela mais de 50 voos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Samsung triplica lucro no trimestre com alta da demanda por chips de IA

Adeus, Model S! Tesla anuncia fim para dois veículos e foca no robô Optimus

O efeito multiplicador: Como uma única fábrica de carros gera riqueza para o Rio inteiro