Essa semana a maior fusão de dois buracos negros massivos já detectada foi anunciada por cientistas do LIGO (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro a Laser). O fenômeno foi descoberto por meio de ondas gravitacionais e pode mudar o conhecimento atual sobre a cosmologia dos buracos negros.
A detecção ocorreu há quase dois anos, em novembro de 2023, durante a quarta série de observações dos sensores do LIGO, espalhados em três continentes diferentes. De acordo com o comunicado, o evento, chamado de GW231123, envolveu buracos negros primordiais com massas de 100 e 140 vezes a do Sol.

A fusão entre os dois buracos negros foi tão intensa que gerou um “filho” deles: um buraco negro com cerca de 225 vezes a massa do nosso Sol. A massa restante da fusão transformou-se em ondas gravitacionais. Mais quais os impactos disso para a astronomia?
Leia mais:
- Espermatozoides violam as leis da física, afirma estudo
- 12 melhores filmes de ficção científica para assistir nos streamings, segundo a crítica
- O que é uma caminhada espacial e como astronautas a fazem?
Para debater a descoberta, a convidada do Olhar Espacial desta sexta-feira (18)será a física Cecília Chirenti.
Cecília possui graduação em Bacharelado em Fisica pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2007) e pós doutorado pelo Instituto Max Planck de Física Gravitacional na Alemanha. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC e pesquisadora associada da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: relatividade geral, modos quasi-normais, ondas gravitacionais, estrelas de nêutrons e buracos negros.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.
O post Maior fusão de buracos negros massivos já vista é tema do Olhar Espacial de hoje apareceu primeiro em Olhar Digital.