Malware rouba dados de 167 mil cartões de crédito

Cibercriminosos usaram dois malwares de pontos de venda para roubar cerca de 167 mil cartões de crédito em terminais de pagamento. O malware foi descoberto por pesquisadores da empresa de segurança cibernética Group-IB.

De acordo com pesquisadores, os malwares de ponto de venda (PoS) foram nomeados MajikPOS e Treasure Hunter. A análise relatou que os cibercriminosos conseguiram extrair credenciais, e após os ataques os criminosos podem ganhar até US$ 3,34 milhões caso decidam vender as informações em fóruns clandestinos.

Leia mais:

VMware: vulnerabilidade permite implantação de mineradores de criptomoedas e ransomwaresCrimes digitais se tornam mais sofisticados e empresas precisam se prepararAtaques cibernéticos são causados por meio de aparelhos caseiros e softwares de trabalho

(Imagem: Kikinunchi/Shutterstock)

O MakikPOS é o sucessor do malware Treasure Hunter e começou a ficar popular no início de 2017 por ter afetado empresas norte-americanas.

“Quase todas as variedades de malware de PoS têm uma funcionalidade semelhante de extração de despejo de cartão, mas métodos diferentes para manter a persistência em dispositivos infectados, exfiltração e processamento de dados”, disse os pesquisadores Nikolay Shelekhov e Said Khamchiev.

O Group-IB identificou que, entre fevereiro e setembro de 2022, os servidores de comando e controle (C2) que estavam associados tanto ao MakikPOS quanto ao Treasure Hunter foram responsáveis por comprometer 77.428 e 90.024 registros de pagamento único. Em maioria, os cartões roubados foram emitidos por bancos nos EUA que representam 97% das extrações, seguido por Porto Rico, Peru, Panamá, Reino Unido, Canadá, França, Polônia, Noruega e Costa Rica.

Até o momento, os especialistas em inteligência de ameaças do Group-IB não identificaram a origem do grupo de cibercriminosos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Malware rouba dados de 167 mil cartões de crédito apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Show polêmico de Bad Bunny no Super Bowl já está disponível online! Assista aqui

Apple bane downloads de chats anônimos e aleatórios na loja do iPhone

Review: Nioh 3 é a consolidação de uma fórmula já afiada