Home Variedade Marinha defende o uso de robôs em combate nos EUA

Marinha defende o uso de robôs em combate nos EUA

by Fesouza
3 minutes read

O aperfeiçoamento dos robôs já gera a utilização destes equipamentos para fins militares em diversos locais do mundo. Um exemplo disso é a guerra entre Rússia e Ucrânia, que tem sido marcada pelo uso de drones cada vez mais poderosos e mortais.

A Marinha dos Estados Unidos, por exemplo, está de olho neste cenário. Nos últimos dias, o chefe do Comando de Guerra Especial da entidade, o contra-almirante Milton Sands, afirmou que é preciso “abraçar os robôs”.

Robôs já são utilizados para fins militares

  • Barcos drones e robôs-submarinos estão aumentando o poder de fogo de navios tradicionais.
  • Estas tecnologias também estão atuando no monitoramento de mares e oceanos considerados estratégicos.
  • O maior obstáculo até então era o alto custo para produção destes equipamentos.
  • No entanto, as tecnologias estão cada vez mais baratas, o que abre espaço para o aumento do uso delas nos campos de batalha.
  • As informações são do portal Axios.

Leia mais

Ideia é criar uma frota híbrida

Atualmente, diversas empresas estão atuando no desenvolvimento de novas armas para os militares dos EUA. A Saildrone, por exemplo, vai fornecer 20 navios não tripulados Voyager para operações de monitoramento de atividades ilegais no Caribe e no Oceano Pacífico.

Marinha defende o uso de robôs em combate nos EUA
Representação artística de um drone marítimo, um dos equipamentos que têm sido utilizados para fins militares (Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E)

Já a Boeing ganhou um contrato de US$ 805 milhões para projetar, construir e entregar o MQ-25 Stingray, um avião-tanque não tripulado. A Marinha disse em agosto do ano passado que a primeira sala de controle para o novo equipamento foi instalada a bordo do porta-aviões George H.W. Bush.

A Marinha ainda lançou no ano passado a classificação de especialista em guerra robótica. A entidade classificou este como “um marco importante” na implementação de uma “frota verdadeiramente híbrida”, aumentando os quadros militares e diminuindo o número de perda de vidas.

O post Marinha defende o uso de robôs em combate nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment