Mark Zuckerberg processando o… Facebook? Entenda a história

Imagine trabalhar no setor jurídico da Meta e receber uma intimação de um processo cujo autor é ninguém mais ninguém menos do que Mark Zuckerberg!

Pois é, isso aconteceu de verdade nas últimas semanas. A ação corre no Tribunal Superior de Marion, nos Estados Unidos. Mas ao contrário do que você pode estar pensando, o Mark Zuckerberg em questão não é o dono da Meta, mas sim um homônimo.

Leia mais

O outro Zuckerberg é um advogado que atua na área de falências e alega que o Facebook suspendeu sua página profissional nas redes sociais 5 vezes nos últimos 8 anos.

Segundo o advogado, além da dor de cabeça de sempre precisar retomar a conta, ele também teve prejuízo financeiro com esses bloqueios. Disse que chegou a gastar US$ 11 mil (R$ 60 mil) com publicidade no Facebook para tentar atrair mais clientes, mas a ação não teve o efeito esperado, uma vez que seu perfil vivia sendo derrubado.

Mark Zuckerberg (o outro) quer agora uma reparação da big tech.

Esse homem também se chama Mark Zuckerberg (e vem enfrentando vários problemas por causa disso) – Imagem: Reprodução/Internet

O que aconteceu

  • O sistema do Facebook entende que o advogado, ao colocar seu nome verdadeiro, tenta se passar pelo dono da Meta.
  • A única diferença entre os dois é o nome do meio: o advogado é Steven e o CEO é Elliot, mas nenhum dos dois os utiliza.
  • E, para ser justo, o advogado veio primeiro, embora seja bem menos famoso.
  • Segundo o outro Zuckerberg, ele atua no ramo do Direito há 38 anos – ou seja, o bilionário ainda era uma criança de 3 anos quando seu homônimo entrou no mercado de trabalho.
  • Em entrevista a uma emissora de televisão local do estado de Indiana, o advogado disse que ele pesquisou e que ambos são os únicos Mark Zuckerbergs dos EUA.
  • Afirmou ainda que só não desistiu de manter um perfil na rede social, pois ele é importante para os negócios:

“Todos os meus concorrentes anunciam no Facebook, então eu também tenho que fazer isso. Agora, eu anuncio no Facebook, eles pegam meu dinheiro, mas depois fecham minha conta”, reclamou.

Esse é o Zuckerberg que você conhece (mas o outro veio primeiro) – Imagem: Muhammad Aamir Sumsum/Shutterstock

O que diz a Meta

A Meta afirma ter restabelecido a conta do advogado e disse que está tomando medidas para evitar que o erro aconteça de novo.

“Agradecemos a paciência do Sr. Zuckerberg neste assunto e estamos trabalhando para evitar que isso aconteça novamente no futuro”, disse o Facebook em um comunicado.

O advogado Zuckerberg espera que o caso se resolva de uma vez por todas. Enquanto isso, aproveita os 15 minutos de fama para tentar alavancar o seu trabalho.

Ele criou até mesmo uma página para explicar todos os problemas que teve por compartilhar o mesmo nome com um dos maiores empresários do mundo. Isso inclui dificuldades em fazer reservas e em conduzir negócios, pois pensam que ele estaria tentando passar um trote.

A Meta prometeu que vai resolver o caso do advogado Zuckerberg; agora é esperar pra ver – Imagem: Poetra.RH/Shutterstock

As informações são da BBC.

O post Mark Zuckerberg processando o… Facebook? Entenda a história apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quais os criminosos famosos retratados na série Tremembé do Prime Video?

iPhone 17 chega caro, mas modelos anteriores recebem desconto

Starship: SpaceX identifica falhas em escudo térmico e prepara novos testes