Marvel e DC perdem os direitos sobre o termo “super-herói”

A Marvel e a DC mantiveram a propriedade conjunta sobre as marcas registradas de “super-heróis” por décadas. Ou seja, outras empresas que publicam histórias em quadrinhos não podiam chamar seus personagens poderosos de super-heróis. Mas esta realidade vai mudar em breve.

A Reuters informa que um tribunal do U.S. Trademark Office anulou as marcas registradas “super-heróis”, que pertenciam conjuntamente à Marvel e à DC, após um pedido de um artista de quadrinhos de Londres.

O Trademark Trial and Appeal Board decidiu a favor da empresa que moveu a ação, a “Superbabies”, representada por S.J. Richold, porque a Marvel e a DC não responderam à solicitação para invalidar as marcas até a data limite estipulada, 24 de julho de 2024.

Termo “super-herói” com uso público vai beneficiar diversos criadores de histórias de outras companhias – Imagem: Miika Laaksonen/Unsplash

Leia também:

Quadrinhos, animações e filmes: veja a evolução do Coringa

Quadrinhos, games, animações e filmes: veja a evolução da Liga da Justiça

As 8 melhores séries animadas baseadas em quadrinhos da DC

Adam Adler, advogado da Superbabies, afirmou que a decisão é uma vitória para a criatividade, pois abre espaço para que “super-heróis” se tornem parte do domínio público, beneficiando todos os contadores de histórias.

Outros detalhes do processo

As duas empresas possuem quatro marcas registradas federais relacionadas aos termos “super-herói” e “super-heróis”, a mais antiga delas datando de 1967.

Richold criou uma série de quadrinhos sobre bebês super-heróis chamados Superbabies e alegou que a DC ameaçou processar sua empresa por violação das marcas após uma solicitação da Superbabies para registrar o termo.

A Superbabies argumentou que a Marvel e a DC não podem reivindicar a propriedade de um gênero inteiro e que não deveriam ter marcas registradas em conjunto.

Autoridade de marcas registradas dos EUA decidiu contra o domínio conjunto de Marvel e DC – Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock

O post Marvel e DC perdem os direitos sobre o termo “super-herói” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por que seguidores já não garantem alcance nas redes sociais

Até que horas posso apostar na Mega da Virada 2025?

Frases longas são mais seguras que senhas com símbolos? Entenda por que o tamanho importa