Marvel se contradiz e quebra regra de viagem no tempo dos Vingadores no MCU

Disponível na íntegra no catálogo da Disney+, Olhos de Wakanda é uma animação que explora o universo do Pantera Negra de diversas maneiras. Além de mostrar várias encarnações do super-herói, a série também explora alguns conceitos de viagens temporais em seus roteiros.

Enquanto o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) não é nenhum estranho ao conceito, a maneira como ele é explorado na animação destoa de trabalhos passados. Especialmente quando levamos em consideração os eventos de Vingadores: Ultimato, a maneira como a série trabalha com essa questão parece quebrar uma regra que um dia foi considerada “inquebrável” pela Marvel Studios.

Como Olhos de Wakanda quebra regra “inquebrável” do MCU

Em Vingadores: Ultimato, os maiores heróis do mundo precisam voltar ao passado para obter as Joias do Infinito e, assim, finalmente conseguir derrotar Thanos. No entanto, o Dr. Bruce “Hulk” Banner deixa muito claro que, mesmo que o passado seja alterado, isso não vai resultar em mudanças no presente.

  • Banner afirma que o passado dos heróis é imutável, e qualquer mudança feita por eles vai resultar na criação de realidade paralelas;
  • Isso explica porque os protagonistas simplesmente não voltaram ao passado para derrotar Thanos antes de ele obter as Joias do Infinito;
  • No entanto, Olhos de Wakanda destrói totalmente essa noção ao apresentar os eventos de seu quarto capítulo;
  • Nele, uma versão futurística do Pantera Negra volta aos anos 1800 para deter um parasita que vai destruir a Terra 500 anos no futuro;
  • Ele cumpre essa missão e, ao voltar para seu tempo de origem, descobre a realidade totalmente alterada.

Com isso, Olhos de Wakanda parece desfazer totalmente a teoria apresentada pelo Hulk em Vingadores: Ultimato. No entanto, a situação não mostra necessariamente que o personagem estava errado. Conforme a Marvel Studios já provou anteriormente, viagens no tempo são um tema com regras bastante flexíveis, dependendo do tipo de história que ela deseja contar.

Marvel já quebrou a própria regra algumas vezes

Enquanto o caso de Olhos de Wakanda chama a atenção pelo fato de a série ser nova, a Marvel Studios já quebrou suas regras de viagem no tempo nas duas temporadas de Loki. Nelas, a TVA (Autoridade de Variação Temporal) provou várias vezes que é possível alterar linha dos tempos, reescrevê-las e destruí-las completamente.

A manipulação feita pelo grupo vale até mesmo para a “linha do tempo sagrada”, que controla os eventos principais do MCU. Na prática, até mesmo o próprio Ultimato quebrou essas regras ao mostrar uma versão mais velha de Steve Rogers aparecendo no presente — quando, segundo os ensinamentos de Banner, ele deveria envelhecer em uma realidade paralela.

Em outras palavras, a “regra inquebrável” do MCU é que, quando o roteiro demanda mudanças na cronologia oficial, “não há regras”. E convenhamos: a trama de Ultimato não seria muito menos divertida caso fosse formada por uma simples viagem no tempo em que tudo o que Thanos fez é desfeito em questão de segundos.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

Para os gamers: as 6 melhores GPUs para comprar na Black Friday 2025

Se redimiu! Cyberpunk 2077 já vendeu 35 milhões de cópias, confirma CD Projekt

OpenAI encara rombo bilionário para bancar planos de expansão em IA