Home Variedade Medalha de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática vai para… IA do Google!

Medalha de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática vai para… IA do Google!

by Fesouza
6 minutes read

Um sistema de inteligência artificial do Google DeepMind (divisão de pesquisas e IA da big tech) conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática deste ano, que aconteceu na Austrália este mês. Essa foi a primeira vez que uma máquina consegue esse feito.

Outros sistemas de IA – inclusive do Google – já haviam recebido medalhas na competição em outros anos, mas precisavam de interferência humana para traduzir os desafios para a linguagem da tecnologia. Já neste ano, o Gemini Deep Think, modelo que venceu a medalha, leu, resolveu e respondeu tudo por conta própria.

olimpíada internacional de matemática 2025
Olimpíada Internacional de Matemática é voltada para estudantes do ensino médio do mundo todo (Imagem: Olimpíada Internacional de Matemática/Reprodução)

Modelo de IA do Google venceu medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

A Olimpíada Internacional de Matemática aconteceu entre os dias 10 e 19 de julho, na Austrália. Trata-se de uma competição anual de matemática voltada para estudantes do ensino médio.

Nesta edição, o Google inscreveu o Gemini Think Deep, modelo de raciocínio projetado para trabalhar em tarefas que envolvem matemática, programação e ciências. Segundo a big tech, a IA levou o mesmo tempo que outros participantes para resolver os problemas matemáticos: quatro horas e meia.

A empresa já havia competido na Olimpíada do ano passado com os sistemas AlphaGeometry e AlphaProof. Os dois resolveram quatro dos seis problemas propostos e alcançaram medalha de prata na competição, mas precisaram de interferência humana no processo.

Isso porque os modelos não são chatbots. Eles conseguem entender e resolver os desafios, mas só depois que um matemático humano traduz o exercício em linguagem de programação. O Google não é o único: o mesmo já aconteceu com outras IAs que participaram da competição.

Com o Gemini Think Deep, foi diferente: a IA consegue ler os desafios em linguagem natural, em inglês, sem necessidade de tradução. Segundo Thang Luong, pesquisador sênior da equipe do Google DeepMind, em entrevista ao TechCrunch, o não houve interferência humana.

De acordo com a própria big tech, a máquina foi a primeira a conseguir uma medalha de ouro na competição, tendo resolvido cinco dos seis problemas propostos. Luong ainda revelou que o Google esperou para anunciar os resultados da Olimpíada para respeitar os estudantes que participaram da competição.

O CEO da DeepMind, Demis Hassabis, parabenizou o feito em seu perfil no X.

Sistemas de IA estão ficando mais avançados

Isso já não é nenhum segredo e mostra como as empresas estão melhorando suas IAs em áreas específicas, como matemática e programação.

Como lembrou o The New York Times, esse avanço pode acelerar pesquisas de matemáticos e cientistas, e otimizar o trabalho de programadores.

Medalha de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática vai para… IA do Google!
Gemini Deep Thinks, que competiu este ano, superou os dois modelos de IA do Google que participaram no ano passado (Imagem: Google/Reprodução)

OpenAI também está no páreo

  • Dois dias antes do Google comunicar sua medalha de ouro, um pesquisador da OpenAI revelou no X que um modelo de IA desenvolvido pela startup alcançou uma pontuação que também renderia o primeiro lugar no pódio da Olimpíada deste ano;
  • No entanto, a OpenAI não entrou na competição – então ficou tudo no campo da teoria;
  • Vale lembrar que outras empresas do setor, como Anthropic e a chinesa DeepSeek, também estão trabalhando – e lançando – tecnologias voltadas para matemática e programação.

Leia mais:

Quanto custou a IA vencedora do Google?

Um sistema de raciocínio é caro de desenvolver, já que passa por um processo de aprendizado por reforço que costuma ser demorado. Porém, é justamente esse processo que torna a IA eficiente em ‘pensar’ nos problemas antes de resolvê-los.

O Google se recursou a revelar quanto dinheiro ou eletricidade foram usados para treinar o modelo.

O post Medalha de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática vai para… IA do Google! apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment