Medicamentos para TDAH podem trazer benefícios sociais, segundo estudo

Atenção: a matéria a seguir inclui uma discussão sobre suicídio. Se você ou alguém que você conhece precisar de ajuda, procure ajuda especializada. O Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona 24h por dia pelo telefone 188. Também é possível conversar por chat ou e-mail.

O maior estudo já realizado sobre o tema indica que medicamentos para transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) geram benefícios sociais e de saúde que vão além do controle dos sintomas.

Pesquisadores do Instituto Karolinska (Suécia) analisaram dados de 148.581 pessoas, de 6 a 64 anos, diagnosticadas entre 2007 e 2018, acompanhadas por dois anos. Mais da metade iniciou tratamento em até três meses, sendo o metilfenidato o mais prescrito.

Tratamento com estimulantes está associado a menos acidentes, criminalidade e comportamentos de risco – Imagem: Phalexaviles/Shutterstock

Detalhes do estudo

  • A equipe avaliou cinco desfechos: comportamentos suicidas, abuso de substâncias, lesões acidentais, acidentes de trânsito e condenações criminais.
  • Entre medicados, houve reduções de 17% em tentativas de suicídio, 15% em abuso de substâncias, 12% em acidentes de trânsito e 13% em condenações criminais; lesões não tiveram variação significativa.
  • Para casos repetidos, as quedas foram ainda maiores, chegando a 25% no abuso de substâncias e nas condenações.
  • Adultos apresentaram maiores reduções em criminalidade e abuso de substâncias; mulheres tiveram queda mais acentuada nas condenações do que homens.
  • Pesquisadores sugerem que o melhor controle da impulsividade e da atenção pode explicar parte dos resultados.

Leia mais

Dados indicam que indivíduos medicados têm menor risco de envolvimento em crimes e comportamentos perigosos – Imagem: PureRadiancePhoto/Shutterstock

Ensaio buscou anular vieses

O estudo utilizou “emulação de ensaio clínico” para reduzir vieses, criando versões virtuais dos participantes com e sem medicação, ajustadas por dezenas de fatores.

Embora não comprove causalidade e tenha limitações — como ausência de análise por tipo ou dose de medicamento —, especialistas afirmam que a escala e o método fortalecem as evidências de que o tratamento pode trazer ganhos significativos para pacientes e comunidades.

O estudo foi publicado na última quarta-feira na revista BMJ.

Pesquisa evidencia benefícios clínicos e sociais, reforçando importância do tratamento adequado – Imagem: MGARCIA_CREATIVE/Shutterstock

O post Medicamentos para TDAH podem trazer benefícios sociais, segundo estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Óculos inteligente da Samsung ganham janela de lançamento

Polícia prende Hytalo Santos, influencer denunciado por exploração de menores

8 melhores filmes e séries da Netflix para assistir no fim de semana! Veja indicações de 15/08