Meias de compressão esportivas: o que são, para que servem e benefícios

As meias de compressão esportivas são um acessório cada vez mais popular entre os atletas de diferentes modalidades. Afinal, elas exercem pressão sobre os membros inferiores, desde o pé até a panturrilha ou a coxa, dependendo do modelo. Dessa forma, melhoram a circulação sanguínea dos esportistas.

Mas você sabe quando usar essas meias especiais e quais são os seus muitos benefícios? Neste artigo, vamos explicar tudo isso e mais! Confira!

O que são meias de compressão esportivas?

Também chamadas de meias elásticas esportivas, são meias especiais desenvolvidas para exercerem uma pressão sobre as veias e os músculos das pernas, desde o pé até a panturrilha.

Isso é possível porque elas são feitas de tecidos elásticos e resistentes, que se adaptam ao formato das pernas e mantêm a compressão adequada. Sua principal função é melhorar a circulação sanguínea dos membros inferiores, facilitando o retorno do sangue ao coração e reduzindo o acúmulo de líquidos nos tecidos. Isso ajuda a prevenir e aliviar problemas circulatórios, como varizes, trombose, inchaço, cansaço e dores nas pernas.

Na prática de esportes, as meias elásticas podem ser utilizadas como um recurso para evitar desconfortos, prevenir lesões durante a prática dos exercícios.

Em quais atividades físicas as meias de compressão esportivas podem ser utilizadas?

As meias elásticas podem ser utilizadas em diversas atividades físicas que exigem mais resistência, velocidade ou impacto, principalmente dos membros inferiores. Veja alguns exemplos:

Corridas curtas e de longas distâncias;

Ciclismo;

Futebol;

Trail running;

Vôlei;

Crossfit e treino funcional;

Caminhadas.

Quais são os benefícios do uso de meias de compressão em práticas esportivas?

Meias de compressão esportivas: o que são, para que servem e benefícios

Os benefícios das meias de compressão esportivas para os atletas são muitos e variados. Eles podem ser percebidos tanto no curto quanto no longo prazo, dependendo da frequência e da intensidade do treino e do uso da meia.

Previnem lesões

Por exercerem uma compressão sobre as veias e os músculos das pernas, as meias de compressão reduzem as vibrações de impacto causadas durante os treinos e competições. O resultado é um menor desgaste das estruturas dos membros inferiores, e consequentemente, menos lesões.

Reduzem a fadiga

Outro benefício das meias elásticas esportivas é diminuir o desgaste muscular causado pelo exercício. Isso, por sua vez, evita que os praticantes de atividades físicas se sintam menos doloridos após os treinos ou competições.

Aceleram a recuperação

Por fim, mas não menos importante, vale destacar que as meias de compressão esportivas facilitam a recuperação muscular após os exercícios. Isso acontece porque elas melhoram a circulação sanguínea dos membros inferiores e, dessa forma, ajudam a eliminar mais rapidamente as substâncias tóxicas que se acumulam nos músculos, como o ácido lático.

Em outras palavras, isso significa que elas permitem que os atletas se recuperem mais rápido e estejam prontos para novos desafios. Elas também evitam complicações pós-treino, como inchaços, dores e inflamações.

Gostou deste artigo? Se sim, compartilhe-o com seus amigos e familiares em suas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para receber mais dicas sobre meias de compressão.

Related posts

Terapia compressiva para lipedema: tratamento não invasivo e eficaz

Legging de compressão: o que é e para que serve?

Peguei a receita da meia de compressão. E agora?