Home Saúde Meias de Compressão no Tratamento da Hipotensão Ortostática

Meias de Compressão no Tratamento da Hipotensão Ortostática

by
6 minutes read

A hipotensão ortostática é uma condição médica que pode afetar a qualidade de vida e o bem-estar de muitas pessoas. Ela é caracterizada pela queda repentina da pressão arterial ao se levantar, podendo causar tonturas, fraqueza e até desmaios. 

Nesse contexto, as meias de compressão surgem como uma opção terapêutica não invasiva para o tratamento deste problema cardiovascular, que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais prevalente em idosos

Neste artigo, vamos explorar o que é a hipotensão ortostática, como prevenir e tratar essa condição, e como as meias compressivas podem ser uma solução eficaz para melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes. Confira!

O que é hipotensão ortostática?

A hipotensão ortostática é uma forma de pressão arterial baixa que ocorre quando uma pessoa se levanta rapidamente de uma posição sentada ou deitada. 

Esta condição pode ser temporária ou crônica e é causada pela incapacidade do sistema circulatório de ajustar rapidamente a pressão arterial para compensar as mudanças de posição do corpo.

Normalmente, ao se levantar, o corpo ajusta rapidamente a pressão arterial para garantir o fluxo sanguíneo adequado para o cérebro. No entanto, em pessoas com esse tipo de hipotensão, esse mecanismo de regulação falha, resultando em uma queda repentina da pressão arterial. 

Em idosos, inclusive, a hipotensão ortostática é uma das causas de quedas.

Causas

As causas da hipotensão ortostática podem variar e incluem:

Desidratação;

Medicamentos que reduzem a pressão arterial;

Doenças cardiovasculares;

Anemia;

Diabetes;

Desordens do sistema nervoso;

Idade avançada.

Sintomas

Os sintomas da hipotensão ortostática podem incluir:

Tonturas ou vertigens;

Visão turva;

Fraqueza;

Náuseas;

Desmaios ou perda de consciência (em casos mais graves).

Como prevenir?

Prevenir a pressão baixa postural envolve medidas simples, mas que podem melhorar a circulação sanguínea e evitar os sintomas e episódios da condição. Algumas medidas incluem:

Hidratação adequada: beber líquidos em quantidades suficientes ao longo do dia;

Movimentação gradual: levantar-se lentamente, permitindo que o corpo se ajuste à mudança de posição;

Evitar álcool e cafeína: substâncias que podem desidratar e aumentar o risco de hipotensão ortostática;

Fazer exercícios de fortalecimento muscular: para melhorar o tônus vascular e evitar a congestão venosa;

Aumentar o consumo de sódio na dieta: em alguns casos, pode ser indicado aumentar a ingestão diária de sal, nas quantidades entre 6 a 10 g.

Posição de dormir: também é recomendado dormir com a cabeça elevada;

Terapia compressiva: as meias de compressão podem ser grandes aliadas para aliviar os sintomas da hipotensão ortostática.

Meias de compressão são grandes aliadas no tratamento da hipotensão ortostática.

Como tratar a hipotensão ortostática?

O tratamento pode ser medicamentoso ou não medicamentoso. No primeiro caso, são prescritos medicamentos que auxiliam no aumento da pressão arterial. 

Já o tratamento não medicamentoso inclui as medidas citadas anteriormente e o uso das meias de compressão, que ajudam a melhorar o retorno venoso e a circulação, prevenindo quedas abruptas da pressão arterial.

Meias de compressão: grandes aliadas no tratamento da hipotensão ortostática

O uso de meias de compressão tem se mostrado uma abordagem eficaz no tratamento da hipotensão ortostática. 

Afinal, essas meias terapêuticas auxiliam na melhoria da circulação sanguínea nas pernas e no retorno venoso ao coração, contribuindo para o aumento da pressão arterial e redução dos sintomas relacionados à condição.

Modelos recomendados

Para tratar a hipotensão ortostática, as meias compressivas mais indicadas são as de média compressão (20-30 mmHg), pois proporcionam o suporte e a compressão adequados para melhorar a circulação sanguínea e a pressão arterial.

Além disso, recomenda-se o uso de modelos de meias elásticas que cobrem toda a panturrilha ou que chegam até o meio das coxas, como é o caso das meias ¾ e 7/8. Caso a pessoa se sinta confortável, o uso de meia-calça compressiva também é uma ótima escolha para aliviar os sintomas da pressão baixa postural.

Por que o uso das meias de compressão melhora a pressão arterial baixa?

O uso das meias terapêuticas melhora a pressão arterial ao promover os seguintes benefícios para quem investe na terapia compressiva:

Melhora a circulação sanguínea

As meias de compressão aplicam uma pressão graduada nas pernas, auxiliando no retorno venoso e melhorando a circulação sanguínea. Isso contribui para o aumento da pressão arterial e redução dos sintomas de tontura e desmaio.

Aumenta a resistência vascular

A compressão exercida pelas meias ajuda a aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, facilitando o controle da pressão arterial e prevenindo quedas repentinas da PA ao levantar-se.

Ajuda a estabilizar a pressão arterial

A compressão graduada das meias ajuda a manter a pressão arterial estável ao longo do dia, promovendo uma circulação sanguínea mais eficiente, prevenindo complicações relacionadas à hipotensão ortostática e melhorando a qualidade de vida.

Conclusão

Como vimos neste artigo, as meias de compressão são uma opção eficaz e não invasiva no tratamento da hipotensão ortostática, proporcionando melhoria na circulação sanguínea, aumento da pressão arterial e redução dos sintomas relacionados à condição. 

No entanto, a escolha adequada do modelo e nível de compressão das meias é fundamental para garantir os benefícios terapêuticos desejados e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, contar com o suporte de uma empresa especializada em terapia compressiva, como a Especialista das Meias, pode fazer toda a diferença no tratamento da condição. 

Além de oferecer as melhores marcas e modelos de meias de compressão do mercado, a Especialista das Meias também oferece consultoria humanizada para auxiliá-lo na escolha da melhor solução para as suas necessidades. Acesse o site e confira!

You may also like

Leave a Comment