Melhor que OLED? Samsung apresenta Micro RGB, tecnologia com mais fidelidade de cores

A Samsung anunciou o Micro RGB, um novo tipo de painel topo de linha para televisões, que promete melhorar ainda mais a fidelidade e profundidade de cores. Essa revelação ocorreu em um evento na Coreia do Sul, e o painel foi apresentado em uma nova TV de 115 polegadas que custa US$ 32 mil (cerca de R$ 170 mil em conversão direta).

O Micro RGB é uma tecnologia que chega como um aprimoramento frente ao famoso OLED, e utiliza uma retroiluminação de LEDs vermelhos, verdes e azuis controlados individualmente. Esse recurso funciona em um padrão ultrafino, menor ainda que o OLED, com menos de 100 µm de tamanho.

Essa é uma diferença considerável frente ao OLED, que utiliza uma espécie de malha com LEDs brancos ou azuis atrás do painel LCD, configurando o MiniLED. Como resultado, a Samsung explica que a nova abordagem oferece um controle mais preciso do backlight e uma melhor experiência na visualização dos conteúdos.

Micro RGB é controlado por IA

Pontos Micro RGB são consideravelmente menores que o Mini LED (Imagem: Samsung)

Uma das partes mais interessantes sobre o Micro RGB é que essa tecnologia é controlada por um motor de IA. A fabricante explica que essa inteligência artificial analisa cada quadro da imagem em tempo real e analisa automaticamente a saída de cores para “gerar imagens mais realistas e envolventes”.

  • A ideia primária da Samsung com esse painel é melhorar a profundidade de cores e o contraste nas imagens;
  • Isso acontece por meio de um controle preciso na intensidade individual de cada LED;
  • Em cenas que o conteúdo está mais opaco, a tecnologia pode aumentar as cores, por exemplo;
  • Talvez a melhor notícia sobre o Micro RGB é que ele é mais barato para produzir do que TVs com MicroLED;
  • A TV de 115 polegadas opera em 4K com 144 Hz, suporte ao HDR10+, alto-falantes de 70W e compatibilidade com Dolby Atmos.

Por enquanto, a primeira TV com tecnologia Micro RGB está disponível somente na Coreia do Sul. Contudo, a Samsung espera começar a vender o modelo nos Estados Unidos em breve, além de um lançamento global no futuro com mais opções de tamanho.

Se você quiser saber mais informações sobre novas TVs da Samsung e de outras marcas, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada. 
 

Related posts

Marca chinesa desenvolve SSD do tamanho de um MicroSD

O curioso caso do planeta vizinho que está encolhendo

Estudo: Efeitos de fumaça de incêndios florestais podem ser fatais