Os melhores ventiladores são uma alternativa prática e econômica para se refrescar nos dias quentes, espantando o calor durante o trabalho, nos momentos de descanso e lazer. Eles também trazem alívio nas noites abafadas, deixando o clima agradável e espantando os pernilongos.
Diferente do ar-condicionado, que resfria o ar e reduz a temperatura, o ventilador movimenta o ar, criando uma sensação de frescor. Embora possa não ser tão eficiente no calor extremo quanto o equipamento mais caro, ele apresenta uma série de vantagens, a começar pela economia.
Além do consumo reduzido de energia, custa muito mais barato e tem manutenção simples. Outros pontos positivos são a portabilidade, permitindo transportá-lo para qualquer cômodo, e a não dependência de obras — basta plugar o aparelho à tomada e começar a usá-lo, em geral.
Porém, é importante considerar alguns aspectos no momento da compra para uma escolha adequada. Não sabe quais são eles? Confira a seguir e aproveite, também, para conhecer os melhores ventiladores de 2025 em nossa lista de sugestões.
Como escolher o melhor ventilador em 2025
Diante de tantas opções à venda, incluindo os circuladores de ar e os modelos com umidificador, entre outras, pode não ser tão simples escolher um equipamento que atenda às suas necessidades. Por isso, vale prestar atenção em algumas características, como o tipo do ventilador.
Diferença entre ventiladores de mesa, parede, coluna e teto
Compacto e portátil, o ventilador de mesa é aquele que você pode usar durante o dia na cozinha, na sala, no escritório ou em qualquer lugar e à noite no quarto. Ele é indicado para espaços pequenos e bancadas de trabalho, direcionando o ar fresco para pontos específicos.
Com características semelhantes, o ventilador de coluna se diferencia pela haste que eleva o equipamento, possibilitando ajustar sua altura. Ele também é portátil e normalmente possui motor mais potente para refrescar espaços amplos, distribuindo o ar pelo ambiente.
Passando para os modelos fixos, o ventilador de parede surge como alternativa mais segura para locais com crianças e animais, reduzindo os riscos de acidentes. Além disso, libera espaço para a circulação de pessoas e é uma boa para áreas maiores, como lojas e salões.
Já o ventilador de teto se caracteriza pela distribuição ainda mais uniforme do ar, refrescando cômodos inteiros de maneira eficiente. Ele também pode vir com a função de exaustor e luminária embutida, contribuindo para compor a decoração.
Qual é o tipo de ventilador mais eficiente para o seu ambiente?
A dica é prestar atenção às características de cada modelo, como as citadas acima. Para ambientes maiores como salas e quartos amplos, as versões de teto e coluna são boas escolhas, pois distribuem melhor o frescor por essas áreas.
Para ambientes reduzidos, os modelos de mesa e coluna se saem melhor, pois ocupam menos espaço e permitem a troca de local sem dificuldade. Já nos lugares com restrições de circulação, as variantes de parede são a escolha perfeita.
O ventilador com umidificador também é uma alternativa interessante, assim como o circulador de ar. O primeiro, chamado de climatizador, traz um reservatório para água e/ou gelo, tornando o ar mais fresco e úmido, tendo características parecidas com a versão de mesa.
Já o circulador movimenta o ar, redistribuindo-o pelo ambiente de maneira uniforme e menos intensa. Por isso, é ideal para ambientes maiores e para quem não precisa de um resfriamento mais direto.
Potência, ruído e consumo de energia
Para garantir o frescor em espaços amplos, um ventilador mais potente é indispensável. Os modelos de coluna/torre e parede geralmente têm motores mais fortes, mas as demais versões podem trazer a função “turbo” e hélices otimizadas para uma ventilação intensa.
No entanto, esses modelos potentes são, também, mais barulhentos. É necessário verificar essa informação no ato da compra, optando por versões com ferramentas que reduzem o ruído, caso não queira o equipamento atrapalhando o sono e o lazer.
Quanto à energia, priorize as opções que têm o selo de eficiência energética “A” para economizar na conta de luz, especialmente se o eletrodoméstico ficar ligado por horas. Há, também, versões com funções que reduzem o gasto energético.
Falando nisso, ventiladores com timer, controle remoto, modos de ventilação e velocidade ajustáveis são ainda mais práticos. Modelos mais avançados podem trazer até Bluetooth, possibilitando o controle por meio do celular.
Melhores ventiladores de 2025
Conheça, a seguir, sugestões de modelos para ficar de olho:
Melhores ventiladores de teto
- Ventilador de teto Ventisol Fênix Premium: indicado para ambientes de até 25 m², possui selo Procel “A” de eficiência energética, motor e hastes em aço com pintura anticorrosiva, chave de parede com três velocidades e exaustor. A iluminação embutida é outro atrativo.
- Ventilador de teto Ventisol Aires Inverter: ventilador com controle remoto, traz motor inverter com economia de energia de até 75%, segundo a fabricante, seis velocidades e timer. Combina com espaços pequenos e médios, e o lustre usa duas lâmpadas.
- Ventilador de teto Arno Ultimate: mais potente, o modelo da Arno oferece o recurso brisa com fluxo de vento natural, timer, função “Dormir” que ajusta a rotação para diminuir os ruídos e seis velocidades. Com três pás e luminária, também é indicado para cômodos de até 25 m².
Melhores ventiladores de coluna
- Ventilador de coluna Britânia Maxx Force Turbo: trazendo seis pás e 160W de potência, promete ventilar bem espaços maiores, além de oferecer ajuste vertical e oscilação horizontal, distribuindo o frescor pelo ambiente. Outro destaque é o selo “A” de eficiência energética.
- Ventilador de coluna Mallory Max Control: combinando 15 pás com 140W de potência, tem mais vazão do ar para acabar com o calorão em áreas amplas. Também possui função Turbo, timer e baixo nível de ruído, com ajustes pelo painel touch ou controle remoto.
- Ventilador de coluna Wap Flow Turbo: esta opção de 180W tem oito pás de formato aerodinâmico que aprimora a distribuição do ar. A oscilação horizontal é outro atrativo, proporcionando cobertura ampla em salas grandes, sem emitir ruídos que causam desconforto.
Melhores ventiladores de parede
- Ventilador de parede Ventisol Steel: oferecendo potência de 200W, ventila cômodos domésticos e lojas sem maiores dificuldades. Bivolt, ele também traz oscilação horizontal e inclinação ajustável, seis pás, 50 cm de diâmetro e grade de aço para reforçar a segurança.
- Ventilador de parede Arno Xtreme Force Breeze: com quatro inclinações verticais, se adapta a diferentes necessidades, refrescando com maior precisão. Outro diferencial do modelo de seis pás e motor de 126W é a função Turbo Silêncio.
- Ventilador de parede Mallory Smart Control: com 15 pás rodando a 140W, promete eliminar o clima abafado do verão em salas e ambientes amplos com o mínimo de ruído, graças, em parte, ao formato da grade. Para quem busca praticidade, tem controle remoto.
Quando é hora de trocar o aparelho
Na maioria dos casos, consertar o ventilador é mais barato do que comprar outro. Mas isso nem sempre é possível, pois dependendo dos danos, o reparo não pode ser feito ou custará mais do que um aparelho novo.
Se o equipamento já não ventila mais com tanta eficiência, o motor quase não liga ou superaquece com frequência e há peças queimadas, talvez seja a hora de adquirir outro. O mesmo vale para situações como ruídos que incomodam e peças soltas.
Consumo de energia exagerado, pás e mais partes quebradas são outros sinais de que está na hora de comprar um ventilador novo. Caso o aparelho esteja em uso há muitos anos, também pode ser uma boa trocá-lo por um moderno, mais silencioso, econômico e com funções extras.
Dicas para prolongar a vida útil do seu ventilador
Fazer a limpeza regular do ventilador é fundamental para que ele funcione adequadamente por muitos anos, removendo a sujeira da grade, pás e o corpo do eletrodoméstico, usando pano umedecido e detergente neutro. Confira mais dicas:
- Lubrifique o motor e o eixo das pás com óleo específico;
- Evite colocá-lo em locais úmidos, pois isso pode danificar o motor e causar corrosões;
- Em cidades com maresia, é importante aplicar um produto antiferrugem nas partes metálicas;
- Posicione-o em áreas sem poeira e com distância mínima para a parede;
- Verifique cabos, ajuste as pás e preste atenção a eventuais ruídos do motor;
- Não o deixe ligado sem necessidade, acionando a função timer para um uso mais consciente;
- Se ficar um longo período sem usá-lo, guarde-o em local protegido da umidade, luz solar direta e sujeira.
Agora que você sabe como escolher os melhores ventiladores, o que fazer para o aparelho durar mais e conheceu modelos cheios de recursos, aproveite para conferir ofertas de soluções de ventilação nesta outra matéria do TecMundo.