A Apple pode novamente adiar o lançamento da Siri reformulada com capacidades de inteligência artificial. Informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, indicam que a aguardada atualização na assistente pessoal enfrentou problemas durante testes nas últimas semanas, e isso pode implicar mais adiamentos.
O plano da Apple para a nova Siri era lançar algumas funcionalidades desse software na atualização 26.4 do iOS já em março, mas o planejamento mudou e a Maçã trabalha para distribuí-las ao longo de versões futuras. Dessa forma, a chegada da Siri pode ficar para maio com o iOS 26.5, ou somente no iOS 27 de setembro.
Após inúmeros atrasos, a Apple tinha circulado março deste ano como a melhor janela de lançamento para a Siri. Contudo, os testes mais recentes apontaram uma nova leva de problemas com o software. A nova Siri nem sempre consegue processar solicitações ou demora muito para responder.
Fontes sugerem que a ordem era de que os engenheiros testassem as novas funcionalidades com o iOS 26.5 de maio em mente. No entanto, a possibilidade da Siri pesquisar mensagens em aplicativos para entregar informações ao usuário não deve chegar tão cedo.
Controle por voz da Siri ainda é instável
Outras funcionalidades da Siri reformulada também devem ficar em segundo plano durante o desenvolvimento. É o caso do controle por voz de ações dentro de alguns apps, que até funciona nas versões internas de desenvolvimento, mas não é totalmente confiável e não entende tão bem as vozes dos usuários.
- A nova Siri também recorre à sua integração com o ChatGPT da OpenAI em vez de usar sua própria tecnologia;
- Executivos da Maçã estão firmes na decisão de não lançar a nova Siri após a primavera de 2026;
- O objetivo da empresa era de conduzir uma apresentação sobre as novidades neste mês, mas os testes erráticos acabaram com os planos.
- A Siri reformulada foi construída sobre uma arquitetura totalmente nova chamada Linwood;
- Esse software vai operar sob o modelo de linguagem chamado Apple Foundation, mas terá tecnologias incorporadas do Gemini;
- Um acordo bilionário selou a parceria entre Gemini e Apple após meses de procura por uma infraestrutura parruda;
- Apesar dos adiamentos, a Siri deve trazer uma nova ferramenta de busca na web e geração de imagens personalizadas;
- Para o iOS 27 e demais sistemas, a Maçã quer lançar a Siri reformulada que opera como um chatbot, potencializada pelo Gemini.
A novela da Apple e Siri data desde meados de 2024, quando a empresa anunciou os planos para uma nova Siri inteligente. De lá para cá o recurso foi adiado diversas vezes, e a expectativa era que março representasse a chegada de pelo menos algumas funcionalidades inéditas, mas parece que isso ainda vai demorar.
A Apple também planeja o lançamento de uma revisão no AirPods Pro 3 com câmera infravermelha para ajudar nas capacidades de IA. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.