Nesta quinta-feira (23), o Mercado Livre começou a monitorar os preços praticados por seus vendedores nas plataformas de comércio eletrônico concorrentes, com o objetivo de comparar os valores. A ideia é evitar discrepâncias, aumentando a competitividade.
A nova estratégia havia sido informada recentemente às pessoas que vendem no marketplace e também possuem perfis em serviços rivais como Shopee e Amazon, entre outros. Com isso, a disputa pelos preços baixos deve se tornar ainda mais acirrada com a aproximação da Black Friday e do Natal.

Preços competitivos terão maior visibilidade
Com o monitoramento de anúncios nos marketplaces rivais, o Mercado Livre quer saber se um mesmo lojista está praticando valores similares em seus domínios e nas demais plataformas de e-commerce. Caso identifique preços inferiores nos demais serviços, poderá notificar o vendedor.
- A pessoa que estiver vendendo mais barato em outra loja online terá que alinhar os preços em até três dias após receber a mensagem;
- Se não realizar a mudança solicitada, o lojista poderá ter a visibilidade do produto em questão reduzida no Mercado Livre;
- Outra consequência do não cumprimento da regra é a restrição no acesso às ferramentas de campanhas promocionais e de investimentos em publicidade;
- Por outro lado, o vendedor conseguirá reverter o processo, voltando a ter a visibilidade de seus anúncios aumentada e acesso aos recursos para otimizar as vendas caso realize o ajuste no preço.
Em comunicado à Exame, a gigante do comércio eletrônico ressaltou que a estratégia possibilitará “otimizar a competitividade de seu marketplace e impulsionar as vendas dos parceiros que mantêm um alto desempenho, reputação elevada e boas práticas”. Ela também falou sobre outras mudanças recentes.
Investimentos recordes em logística, oferecendo envios ainda mais rápidos, e em marketing, atraindo um maior número de clientes, são algumas delas. A empresa comentou, ainda, a respeito das melhorias na usabilidade de seus serviços, graças aos esforços na área de tecnologia.

Impactos para vendedores e consumidores
A nova estratégia do Mercado Livre deverá fazer com que os vendedores revisem seus métodos de precificação frequentemente, principalmente quem lida com produtos de alta demanda. E ao manter valores mais competitivos, eles poderão ganhar maior visibilidade no marketplace.
Já para quem compra, a tendência é de encontrar preços mais equilibrados entre as diferentes plataformas de comércio eletrônico. Dessa forma, o consumidor levará em conta outros aspectos, como a confiança na loja online, para decidir onde fazer negócio.
O monitoramento de preços chegou a levantar questionamentos entre os investidores devido à possibilidade de discussões antitruste da prática. Mas segundo analistas do Itaú BBA, o mecanismo não restringe a operação dos vendedores em outras plataformas, consistindo apenas em uma ferramenta de classificação e priorização de ofertas.
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