Meta força pessoas a seguirem Trump? Usuários reclamam, big tech responde

Usuários do Instagram e Facebook têm alegado que passaram a seguir de maneira automática as páginas do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do seu vice, J. D. Vance. O que tem circulado é que a Meta, dona das redes sociais em questão, teria forçado os usuários a seguirem as páginas.

O que aconteceu: as pessoas seguiam, na verdade, as páginas voltadas aos cargos – @potus (presidente dos Estados Unidos) e @vp (vice-presidente dos Estados Unidos). Em outras palavras, elas não seguiam os democratas Joe Biden e Kamala Harris. Seguiam seus respectivos cargos.

Com a posse de Trump, na segunda-feira (20), naturalmente os ocupantes dos cargos mudaram nas páginas. O que alguns usuários têm mencionado é que voltaram a seguir as páginas automaticamente após terem escolhido parar de seguir elas.

Usuários alegam terem seguido páginas de Donald Trump e J. D. Vance ‘automaticamente’ em redes da Meta

Um dos exemplos notáveis foi mostrado pela cantora Demi Lovato. “Eu parei de seguir esse cara duas vezes hoje”, escreveu a artista, numa Story. “Que negócio sombrio, Meta.”

Demi Lovato diz ter precisado escolher parar de seguir página da vice-presidência dos EUA duas vezes no mesmo dia (Imagem: Tada Images – Shutterstock / Reprodução – redes sociais)

Confira abaixo outros exemplos de reclamações de usuários pinçadas pelo Olhar Digital no X (antigo Twitter):

Leia mais:

O que diz a Meta

Meta explica que efetivar unfollows em páginas da presidência e vice-presidência dos EUA ‘pode demorar um tempo’ (Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

A Meta negou que usuários tenham sido obrigados a seguir os perfis. E explicou que o conteúdo neles é alterado na transição entre presidentes. Além disso, a big tech reiterou que as contas são gerenciadas pela Casa Branca.

  • Para reforçar: as pessoas não seguiam as páginas de Biden e Kamala; elas seguiam as páginas dos seus respectivos cargos – que, agora, têm ocupantes diferentes (Trump e Vance, respectivamente).

Além disso, a empresa alegou que “pode demorar um tempo até que os pedidos para seguir ou deixar de seguir sejam efetivados” enquanto a transição acontece. Em outras palavras, leva tempo para unfollows às páginas em questão passarem a valer.

As informações mencionadas acima constam numa postagem do porta-voz da Meta Andy Stone no Threads, outra rede social da empresa, sobre o assunto. Confira abaixo a postagem na íntegra:

Ver no Threads

As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram para o Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-Dama. Essas contas são geridas pela Casa Branca, portanto, com uma nova administração, o conteúdo dessas Páginas muda. Este é o mesmo procedimento que seguimos durante a última transição presidencial. Pode demorar algum tempo até que os pedidos para seguir e deixar de seguir sejam aprovados à medida que estas contas mudam de mãos.

O post Meta força pessoas a seguirem Trump? Usuários reclamam, big tech responde apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Smart TVs, caixas de som e mais ofertas de final de ano nas lojas oficiais da Shopee

As empresas que mais se destacaram em 2025

Criminosos usam IA para criar malware que rouba dados de pagamentos por NFC