A Meta estaria se preparando para lançar um smartwatch com recursos de inteligência artificial e monitoramento de saúde ainda este ano, acirrando a concorrência com Apple e Google. O plano foi detalhado pelo site The Information na quarta-feira (18).
Segundo o rumor, a dona do Facebook reativou o projeto do relógio inteligente abandonado em 2022 após o sucesso dos óculos Ray-Ban Display. Na ocasião, obstáculos técnicos e financeiros fizeram a empresa adiar a entrada no segmento.
Smartwatch integrado a óculos inteligentes
Conhecido internamente como “Malibu 2”, o suposto smartwatch da Meta deve trazer funcionalidades semelhantes às encontradas em outros dispositivos vestíveis. Monitoramento de atividades físicas e da saúde do usuário são alguns deles.
- Recursos fitness já são explorados pela gigante da tecnologia nos óculos esportivos Oakley Vanguard, lançados em 2025;
- O wearable conta com indicadores de LED que fazem o monitoramento da frequência cardíaca, com os dados transmitidos para relógios Garmin compatíveis;
- Também especula-se que o futuro relógio funcionaria de maneira integrada à próxima geração de óculos inteligentes da Meta;
- A novidade substituiria a pulseira de eletromiografia que acompanha o Ray-Ban Display, interpretando sinais musculares e transformando-os em gestos de navegação, segundo o relatório.
Com a troca da pulseira neural pelo Malibu 2, o usuário poderia aproveitar a tela sensível ao toque para acessar funções e controlar os óculos mais facilmente. O display funcionaria, ainda, como visor para as imagens geradas pela câmera integrada à armação.
Já em relação aos recursos inteligentes, é possível que o gadget venha com a Meta AI habilitada. Dessa forma, as funcionalidades da tecnologia estariam disponíveis diretamente no pulso.
Quando o smartwatch da Meta será lançado?
Caso o rumor se confirme, o smartwatch Malibu 2 da Meta deve ser anunciado na próxima edição da Meta Connect, de acordo com a reportagem. A tradicional conferência de desenvolvedores geralmente acontece em setembro, mas ainda não teve a data deste ano revelada.
Acredita-se que o gadget está em desenvolvimento a partir de parceria com alguma empresa do setor. A Garmin é a principal cotada, por ter trabalhado com a Meta em outros projetos.
No evento, a big tech também pode mostrar os primeiros detalhes da próxima geração de óculos inteligentes. A linha, que recebeu o codinome “Hypernova 2”, contará com displays nas duas lentes e novos recursos de IA, conforme especulações, com lançamento previsto para 2027.
Falando em novos produtos, esta semana vazaram detalhes de próximos lançamentos da Apple. Confira as informações nesta matéria do TecMundo.