Home Variedade Meta pode lançar aplicativo de IA para competir com ChatGPT

Meta pode lançar aplicativo de IA para competir com ChatGPT

by Fesouza
4 minutes read

A Meta não pretende ficar para trás na corrida de IA. A big tech está planejando lançar o assistente Meta AI como um aplicativo próprio, para competir com o ChatGPT, da OpenAI. Atualmente, o serviço funciona integrado a outros apps da empresa, como no WhatsApp e Facebook.

O CEO Mark Zuckerberg já vinha dando dicas do lançamento de um aplicativo independente. A companhia também cogita testar versões por assinatura, assim como as rivais.

Meta pode lançar aplicativo de IA para competir com ChatGPT
Atualmente, Meta AI funciona dentro de outros apps da empresa (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Meta AI pode virar aplicativo separado

A Meta pretende estrear um aplicativo Meta AI separado no segundo trimestre deste ano. A tecnologia foi lançada em setembro de 2023 como um assistente digital de IA, mas atualmente só funciona de forma integrada a outros aplicativos da big tech.

Pessoas familiarizadas com o assunto (que preferiram não se identificar) falaram com a CNBC e revelaram que a expectativa com o app próprio é que mais usuários possam interagir com o serviço. Isso seria uma forma de concorrer com outras empresas do setor que já possuem aplicativos independentes, como a OpenAI com o ChatGPT, e o Google com o Gemini.

É possível que a Meta também esteja planejando testar um serviço de assinatura paga para o Meta AI, da mesma forma que OpenAI e Microsoft fazem. A intenção é guardar as versões mais poderosas da tecnologia para usuários pagantes.

meta
Empresa quer voltar à vanguarda da IA (Imagem: kovop/Shutterstock)

Mark Zuckerberg vem dando dicas

Em teleconferência de resultados em janeiro, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que “este será o ano em que um assistente de IA altamente inteligente e personalizado alcançará mais de 1 bilhão de pessoas, e espero que a Meta AI seja esse assistente líder”.

No mesmo mês, um usuário do Threads publicou que a Meta deveria criar um aplicativo independente para a tecnologia. O executivo respondeu com o emoji vermelho “100”, possivelmente concordando.

A diretora financeira da Meta, Susan Li, também já havia dito que os esforços do Meta AI eram focados em “criar uma ótima experiência para o consumidor”, mas que havia oportunidades de monetização claras para a tecnologia, incluindo “recomendações pagas e uma oferta premium”.

Leia mais:

Aplicativo Meta AI cutucou a concorrência

A intenção é clara: a Meta quer competir com as rivais que já possuem apps próprios e serviços de assinatura.

Sam Altman, CEO da OpenAI (dona do ChatGPT), reagiu. Ele respondeu à notícia em publicação no X dizendo “ok, tudo bem, talvez nós façamos um aplicativo social”.

Apesar da concorrência se acirrar, analistas ainda não conseguem comparar o uso do Meta AI com o ChatGPT, justamente porque o acesso é diferente. A diretora financeira da big tech, no entanto, revelou que o assistente de IA já conta com cerca de 700 milhões de usuários ativos mensais e o aplicativo próprio terá um amplo mercado, principalmente na Índia.

O post Meta pode lançar aplicativo de IA para competir com ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment