Um executivo da Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que os funcionários da companhia estão proibidos de discutir sobre o aborto no Workplace, uma rede social interna.
As informações são do portal The Verge, que apontou que a “Política de Comunicação Respeitosa” da Meta tem, desde 2019, uma seção que aponta que os empregados não podem discutir “opiniões ou debates sobre o aborto estar certo ou errado, disponibilidade ou direitos do aborto e visões políticas, religiosas e humanitárias sobre o assunto”.
Leia também!
Internautas usam redes sociais para denunciar política de isolamento da ChinaBolsonaro chama Elon Musk de “mito da liberdade” ao citar compra do TwitterTwitter anuncia novas medidas para contenção de fake news
Durante uma reunião geral com os funcionários, a vice-presidente de Recursos Humanos da Meta, Janelle Gale, afirmou que o aborto é um dos assuntos mais polêmicos e relatados pelos empregados no Workplace.
“Mesmo que as pessoas sejam respeitosas e estejam tentando ser respeitosas com sua visão sobre o aborto, isso ainda pode fazer com que as pessoas sintam que estão sendo alvos com base em seu gênero ou religião”, relatou.
O aborto é, atualmente, um dos assuntos mais debatidos nos Estados Unidos. O assunto entrou em destaque após o vazamento de documentos que apontam que a Suprema Corte pode reverter uma decisão histórica e tornar o aborto ilegal no país.
Meta proíbe funcionários de discutir sobre aborto. Imagem: rafapress/Shutterstock
Funcionários da Meta apontam que a política de silenciamento interna é prejudicial. Uma empregada que está na companhia há mais de 10 anos afirmou que essa decisão a faz sentir uma “forte sensação de silêncio e isolamento no local de trabalho”.
“O argumento sobre por que nossa política trata uma questão de maneira bastante diferente de outras questões delicadas parece frágil e pouco convincente para mim. Todo o processo de lidar com a política de comunicação respeitosa, ser informado por que minha postagem está violando e elaborar esta nova postagem parece desumanizante e despótico”, continuou a funcionária, que disse que uma outra postagem sobre o tema havia sido deletada.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Meta proíbe funcionários de discutir sobre aborto apareceu primeiro em Olhar Digital.