A Meta vai descontinuar as versões do aplicativo Messenger para desktop. A partir do dia 15 de dezembro de 2025, não será mais possível baixar e nem acessar o aplicativo de bate-papo a partir dos programas avulsos para Windows e macOS.
Sem detalhar o motivo do fim do suporte, a Meta apenas confirmou a ação e adicionou instruções aos usuários na Central de Ajuda do serviço. Ela ainda informou que, em breve e ao longo das semanas antes de encerrar as atividades, ela enviará notificações para reforçar o aviso aos usuários.
O Messenger virou um serviço separado em 2014, mas nunca deixou de operar também dentro do próprio Facebook e usando os contatos adicionados na rede social. Uma reintegração chegou a ser cogitada em 2023, mas acabou descartada pela empresa. Os aplicativos para dispositivos móveis seguem funcionando normalmente.
O que fazer antes do fim do Messenger para computadores?
A partir de dezembro deste ano, a forma mais fácil de utilizar o Messenger para conversar com os seus contatos é por meio do aplicativo do Facebook para tablets ou smartphones com Android ou iOS. Além disso, o aplicativo separado para o Messenger seguirá operacional, assim como a versão web da plataforma de bate-papo.
Além disso, se você usa o Messenger sem uma conta do Facebook, ainda será possível fazer isso por meio do site Messenger.com, que redireciona o usuário direto para as conversas e habilitará serviço por meio de um web app.
Segundo a Meta, usuários que quiserem manter o histórico de conversas precisam seguir algumas etapas. Elas incluem habilitar o armazenamento seguro no Messenger para que a troca de mensagens feita nessas versões seja salva e sincronizada com o histórico dos programas web e para dispositivos móveis.
É preciso ativar a opção “Armazenamento de mensagens” nas configurações de Privacidade e segurança do Messenger. Para saber mais detalhes, clique aqui e siga o passo a passo.
Você sabe que fim levou o MSN Messenger, que por muitos anos no começo da década de 2000 foi o aplicativo favorito de comunicação do brasileiro? Saiba a resposta nesta matéria!