Meteorito metálico encontrado em Marte pelo rover Curiosity

A página do Curiosity no Twitter anunciou na quinta-feira, 2, que um novo meteorito metálico foi encontrado em Marte enquanto o rover da NASA explorava o planeta.

O meteorito possui 30 centímetros de comprimentoPossui uma cor escuro-acinzentada e é composto principalmente de ferro e níquelRecebeu o nome de CacauFoi encontrado na Cratera de Gale

Rock. Rock. Rock. Rock. Rock. Rock. METEORITE!

It’s not uncommon to find meteorites on Mars – in fact, I’ve done it a few times! (see ) But a change in scenery’s always nice.

This one’s about a foot wide and made of iron-nickel. We’re calling it “Cacao.” pic.twitter.com/I37HiGjN2t

— Curiosity Rover (@MarsCuriosity) February 2, 2023

“Rocha. Rocha. Rocha. Rocha. Rocha. Rocha. METEORITO!
Não é incomum encontrar meteoritos em Marte – aliás, já fiz isso algumas vezes! (ver ) Mas uma mudança de cenário é sempre bom.
Este tem cerca de trinta centímetros de largura e é feito de ferro-níquel. Estamos chamando de “cacau”.”

A rocha é muito semelhante a outras já encontradas na mesma cratera, e a equipe da missão acredita que existam dúvidas acerca da origem delas.

A rocha à nossa frente é um dos vários blocos de cor escura nesta área que parecem vir de outro lado e que estamos a chamar de ‘pedras estrangeiras’. As nossas investigações ajudarão a determinar se este é um bloco de outro lado em Marte que apenas erodiu de uma forma interessante ou se é um meteorito

Equipe da Curiosity, em comunicado

Leia mais:

Rover chinês não desperta de sono profundo em Marte e preocupa cientistasDia de comemoração para o rover Perseverance em MarteCuriosity completa 10 anos: veja as principais descobertas do rover em Marte

Missão Curiosity

O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012, em Gale. A cratera possui cerca de 154 quilômetros de largura e o rover pousou por lá em uma missão para determinar se ela poderia ter abrigado vida algum dia.

Apesar de não ser uma missão destinada a procurar vida marciana, a Curiosity conseguiu mostrar que sim. No passado, a cratera abrigava um grande lago e um rio que eram potencialmente habitáveis. A água nesses locais provavelmente existiu por milhões de anos, tempo o suficiente para que a vida microbiana tivesse iniciado.

O rover está desde setembro de 2014 subindo o Monte Sharp, com 5,5 quilômetros de altura que se ergue no centro da cratera. Nessa escala, o Curiosity encontrou recentemente depósitos ricos em sulfato formados em condições de seca.

O estudo dessas rochas de sulfato pode permitir que os cientistas estimam como e quando Marte deixou de ser um planeta úmido e quente para se tornar seco e gelado como é atualmente.

Durante seus um pouco mais de dez anos em Marte, o rover já andou cerca de 29,5 quilômetros e já encontrou uma série de meteoritos. A página do Curiosity também relembrou na quinta-feira algumas das rochas encontradas nos últimos anos.

Here’s another meteorite I found in 2016. It’s called “Egg Rock” aka the golf ball

: https://t.co/kgrhANbed2 (11/2/16) pic.twitter.com/gZC61RFZxc

— Curiosity Rover (@MarsCuriosity) February 2, 2023

“Aqui está outro meteorito que encontrei em 2016. Chama-se “Egg Rock”, também conhecido como bola de golfe
: http://go.nasa.gov/3wOvG13 (2/11/16)”

And while my team calls this 7-foot-long meteorite “Lebanon,” I call it THE BEAST

: https://t.co/206kK2lxMc (7/15/14) pic.twitter.com/BdCLATiNAb

— Curiosity Rover (@MarsCuriosity) February 2, 2023

“E enquanto minha equipe chama esse meteorito de 2 metros de comprimento de “Líbano”, eu o chamo de A BESTA
: http://go.nasa.gov/3Rp7UlO (15/07/14)”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Meteorito metálico encontrado em Marte pelo rover Curiosity apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Google lança no Brasil novos recursos de proteção contra golpes

Amazon troca nome de internet via satélite concorrente da Starlink

Tecnologia com até 54% OFF nas lojas oficiais da Shopee