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Metrô mais antigo do mundo, o de Londres, inaugura primeira nova linha em 43 anos

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Após 13 anos do início das obras, a Elizabeth Line, primeira linha de metrô a ser construída em Londres desde 1979, está finalmente concluída. A inauguração se deu nesta terça-feira (24) em um evento com bastante aglomeração na capital britânica, que foi iluminada em roxo nos pontos turísticos por onde a linha passa. Entre eles, a London Eye (a roda gigante à beira do rio Tâmisa, que banha a cidade), a ponte de Westminster e a sede da prefeitura, próximo da Tower Bridge.

The official opening at #abbeywood for the #ElizabethLine pic.twitter.com/rEB5xtcZSW

— Stephen White (@stephenmwhite) May 24, 2022

“A abertura da Elizabeth Line é um momento único em uma geração para a capital”, disse o prefeito Sadiq Khan, durante a inauguração. “É fantástico ver tantos marcos famosos em nossa cidade iluminados em roxo em comemoração a este dia histórico. A nova linha revolucionará as viagens em nossa cidade e através do sudeste [do país] e trará benefícios econômicos significativos para todo o país.”

Another mini adventure this morning, I’m trying out the #ElizabethLine pic.twitter.com/WogV0ax3il

— Callum Whyte (@callumbwhyte) May 24, 2022

De acordo com a Crossrail, empresa responsável por administrar a linha de metrô, a Elizabeth Line atenderá cerca de 250 milhões de passageiros por ano em Londres, estendendo-se por cerca de 100 km. A linha terá 41 paradas ao longo da rota — 10 delas recém-construídas e 30 reformadas.

A estação é inaugurada com mais de dois anos e meio de atraso, porque o trecho central da linha deveria ter sido concluído em dezembro de 2018. O custo do projeto também atingiu 18,9 bilhões de libras (em torno de R$ 115 bilhões, em conversão direta), cerca de 4 bilhões (R$ 24,7 bilhões) a mais do que era previsto no orçamento original.

A própria rainha Elizabeth II fez uma aparição durante a cerimônia de abertura da linha de metrô, na semana passada. Além de abrir a linha de forma simbólica, ela também aprendeu a adicionar dinheiro no Oyster card — o Bilhete Único deles — na estação de Paddington, uma das que integram a nova rota.

Celebrating the opening of the Elizabeth Line!

Named in honour of The Queen, today Her Majesty and The Earl of Wessex visited Paddington Station ahead of the new railway opening to passengers next week. pic.twitter.com/uLAdtyIbA3

— The Royal Family (@RoyalFamily) May 17, 2022

Proposta para criação da linha remonta ao século 19

A criação de uma linha de metrô que atravessa Londres de leste a oeste foi proposta pela primeira vez em 1830, mas demorou 200 anos para se concretizar. O plano da Elizabeth Line foi aprovado em julho de 2008 e as obras começaram no ano seguinte, quando começaram as primeiras obras de escavação na estação de Canary Wharf, uma das 41 paradas.

Oito máquinas de túneis, cada uma com mil toneladas, foram usadas para criar 42 km de tubos ferroviários abaixo de Londres, segundo a Crossrail. De acordo com a empresa, grupos de 20 trabalhadores se revezaram em turnos para instalar as rotas entre 2012 e 2015. A perfuração dos túneis foi concluída em junho de 2015 e a instalação do trilho em setembro de 2017.

OPENING SOON: Some exciting news about the opening of the #Elizabethline. London’s newest railway will open on Tuesday 24 May 2022. pic.twitter.com/xO5S3Ciwck

— Crossrail Project (@Crossrail) May 4, 2022

Como na linha 4-amarela em São Paulo, os túneis são separados da plataforma por painéis de vidro que se abrem quando um vagão chega. Os trens também são climatizados — ao contrário da maioria do restante das linhas de metrô em Londres. Ao todo, Mais de 1.500 quilômetros de cabos fornecem ventilação, energia e iluminação à nova linha.

I’m not even into trains but had to travel on the first @TfL #ElizabethLine this morning on my way to @AnthonyNolan HQ. Saved some time on my commute and got to travel in with the fantastic @annmaeve #commute #travel pic.twitter.com/gzcF3ajATU

— Terence Lovell (@tejlovell) May 24, 2022

Como parte da linha, foram instalados mais de 63 mil dormentes e 51.419 metros de trilhos. Parte dos novos trens foram testados em Viena, na Áustria, sob condições climáticas extremas, variando de -25 ºC a 40 ºC, de acordo com a Crossrail. Os testes foram finalizados em 28 de março.

Crédito da imagem principal: Reprodução/Twitter/ORR

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