A Microsoft confirmou que removerá o recurso de rede privada virtual (VPN) do Microsoft 365 no final de fevereiro de 2025. A VPN foi adicionada em 2023 e criptografava o tráfego de internet dos usuários e ocultava seus endereços IP.
Em comunicado, a Microsoft disse que está removendo a VPN a partir do dia 28 de fevereiro porque está investindo em outros recursos que “melhor se alinham com as necessidades do cliente”.
“Avaliamos rotineiramente o uso e a eficácia de nossos recursos. Como tal, estamos removendo o recurso de proteção de privacidade e investiremos em novas áreas que se alinharão melhor às necessidades do cliente”, disse a Microsoft em nota.
VPN removida após aumento de preços
A mudança ocorre algumas semanas depois que a Microsoft aumentou o preço de suas assinaturas do Microsoft 365. A empresa disse que o aumento se deve à adição de novos recursos de IA, como o Copilot, que está integrado ao Word, Excel, PowerPoint e outros aplicativos.
No entanto, os usuários podem optar por um plano “clássico” com o preço original sem os novos recursos.

Leia mais:
- Microsoft 365 recebe atualização com mais IA; veja o que muda
- Microsoft lança Copilot Chat para aumentar a produtividade com IA
- Microsoft 365 Copilot: 6 recursos do modelo de IA que não são tão ruins assim
- Agora você pode conversar com o Copilot no WhatsApp; saiba como
Vale mencionar que a falta de pessoas usando o recurso de proteção de privacidade também levou a Microsoft a removê-lo. A VPN no Microsoft 365 não tinha funções avançadas para ser amplamente usada e vinha com um limite de dados mensais de 50 GB. A ferramenta também se conectava apenas a uma região local, impossibilitando contornar restrições geográficas.
O post Microsoft 365 perde recurso gratuito após aumento de preço apareceu primeiro em Olhar Digital.