Home Variedade Microsoft alerta Apple sobre falha de segurança

Microsoft alerta Apple sobre falha de segurança

by Fesouza
5 minutes read

Normalmente rivais, Microsoft e Apple se “uniram” dessa vez. A gigante do Vale do Silício alertou sobre uma vulnerabilidade que atinge os sistemas da maçã.

A falha de segurança (chamada de CVE-2025-31199 e apelidada de “SploitLight“) foi arrumada pela Apple em atualização do macOS de 31 de março (saiba mais aqui), mas usuários mais antigos ainda podem estar sob risco.

Logo da Microsoft na fachada do prédio da empresa
Pesquisadores da Microsoft descobriram o problema após usarem plug-ins do Spotlight (Imagem: ShU studio/Shutterstock)

O que a falha da Apple poderia causar?

  • Essa vulnerabilidade era capaz de dar acesso para cibercriminosos a arquivos da pasta Downloads, dados do Safari e dados de cache do Apple Intelligence;
  • Entre tais dados, estão: geolocalização, metadados de mídia e informações de reconhecimento facial, diz um relatório da Microsoft Threat Intelligence;
  • Dessa forma, bandidos poderiam usar os dados do Apple Intelligence de forma indevida;
  • Apps maliciosos também despejavam plugins especialmente criados em diretórios obrigatórios;
  • O Spotlight indexaria tais plugins, acionando sua execução sem anuência do usuário;
  • Os pesquisadores da Microsoft descobriram o problema após usarem plug-ins do Spotlight para contornar um recurso de segurança criado para impedir que serviços de terceiros obtivessem acesso aos dados do usuário.

Leia mais:

Logo do Apple Intelligence em um smartphone
Vulnerabilidade afetava recursos do Apple Intelligence (Imagem: Koshiro K/Shuttestock)

O que a Microsoft disse a respeito

Leia, a seguir, parte do que a Microsoft disse:

“O Microsoft Threat Intelligence descobriu uma vulnerabilidade do macOS que poderia permitir que os invasores roubassem dados privados de arquivos normalmente protegidos por Transparência, Consentimento e Controle (TCC), como arquivos na pasta Downloads, bem como caches utilizados pelo Apple Intelligence.

Embora semelhantes a bypass anteriores do TCC como HM-Surf e powerdir, as implicações dessa vulnerabilidade, às quais nos referimos como ‘Sploitlight’ para seu uso dos plugins do Spotlight, são mais severas devido à sua capacidade de extrair e vazar informações confidenciais armazenadas em cache pelo Apple Intelligence, como dados precisos de geolocalização, metadados de foto e vídeo, dados de reconhecimento facial e pessoas, histórico de pesquisa e preferências do usuário e muito mais.

Esses riscos são ainda mais complicados e aumentados pelo recurso de ligação remota entre as contas do iCloud, o que significa que um invasor com acesso ao dispositivo macOS de um usuário também pode explorar a vulnerabilidade para determinar informações remotas de outros dispositivos vinculados à mesma conta do iCloud.”

Logo do Finder em um macOS
Problema foi corrigido em março (Imagem: aileenchik/Shutterstock)

Sobre a correção:

“A Apple lançou uma correção para essa vulnerabilidade, agora identificada como CVE-2025-31199, como parte das atualizações de segurança para o macOS Sequoia, lançadas em 31 de março de 2025. Agradecemos à equipe de segurança da Apple pela colaboração em lidar com essa vulnerabilidade e incentivamos os usuários do macOS a aplicar essas atualizações de segurança o mais rápido possível.”

Modo Copilot: Microsoft testa deixar IA fazer coisas para você no Edge

A Microsoft começou a testar o “Modo Copilot” (Copilot Mode) no seu navegador Edge nesta segunda-feira (28). Quando ativado, a inteligência artificial (IA) da big tech pesquisa em abas abertas e executa tarefas. Além disso, a conversa com o Copilot passa a aparecer na página de nova aba.

Leia a matéria completa aqui

O post Microsoft alerta Apple sobre falha de segurança apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment