Home Variedade Microsoft Authenticator vai apagar todas suas senhas em 1 mês; saiba o que fazer

Microsoft Authenticator vai apagar todas suas senhas em 1 mês; saiba o que fazer

by Fesouza
3 minutes read

Se você usa o programa Microsoft Authenticator como forma de guardar, gerenciar e preencher automaticamente as suas senhas no PC, a empresa tem uma má notícia para dar. A partir de agosto de 2025, esse serviço não será mais oferecido pela plataforma.

A companhia confirmou os planos de encerrar o fornecimento de um gerenciador de senhas pelo Authenticator, que é um aplicativo da Microsoft de uso gratuito e disponível para Android e iOS. O processo será feito em etapas e, para este mês, envolve cortar também a função de preenchimento automático de códigos de acesso e informações de pagamento armazenadas.

microsoft-authenticator
O app de autenticação da Microsoft. (Imagem: Reprodução/Google Play Store)

Segundo a companhia, o motivo da mudança é “simplificar o preenchimento automático” e permitir a utilização de senhas “guardadas facilmente em todos os dispositivos”. Porém, essa na verdade é também uma forma de promover de maneira forçada o Microsoft Edge para Android e iOS.

Isso porque é o navegador da empresa que vai absorver as funções agora descontinuadas do aplicativo, em especial o preenchimento automático. Já o programa para celulares do Authenticator seguirá funcionando, mas apenas para as chaves de acesso.

Para que serve um aplicativo autenticador?

Um aplicativo autenticador é uma ferramenta de segurança que atua no login configurado para ter uma verificação em dois fatores. Essa forma de proteção digital é uma camada a mais de segurança que envolve um segundo código, normalmente uma sequência numérica que é resetada após um tempo.

Após um rápido cadastro do usuário nos serviços com essa função ativada, você pode acompanhar por lá todos os tokens e códigos temporários gerados.

A Microsoft, porém, é uma das empresas que há anos tem defendido a redução no uso das senhas convencionais, consideradas pouco intuitivas e também nada protegidas contra vazamentos. No lugar ela tem promovido a adoção das chaves de acesso (passkeys) como alternativa mais prática e segura para entrar em contas e serviços.

Como guardar as senhas a partir de agora?

Felizmente, há tempo suficiente para que o usuário reconfigure a vida digital e adote outra forma de guardar senhas. Essas alternativas valem tanto se você ainda faz questão de continuar no ecossistema da Microsoft ou quer migrar para outro formato:

  • Você pode continuar usando o preenchimento automático totalmente integrado com o Microsoft Edge e os dados salvos na sua conta Microsoft, embora o histórico de geração de senhas não seja transportado no processo;
  • Se preferir, pode adotar os gerenciadores de outros navegadores, como é o caso do Google Chrome e derivados, que também possuem esse mecanismo de salvar senhas;
  • É possível ainda migrar para programas especializados em gerar e armazenar senhas, como o 1Password, o NordPass, o ProtonPass e o Bitwarden;
  • Caso prefira abandonar o Authenticator como um todo, soluções para guardar e criar códigos de uso único para verificação em dois fatores incluem o Authy, o Google Authenticator e o Aegis (este exclusivo para dispositivos com Android);
  • Além disso, trocar parte das senhas por chaves de acesso (passkeys) também é uma solução possível para não depender tanto desses códigos.

Quer continuar informado sobre novidades na indústria da cibersegurança, de golpes até avanços na proteção digital? Fique ligado na seção especial no site do TecMundo sobre o tema!

You may also like

Leave a Comment